Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Fundação Dorina Nowill para Cegos distribui kits de leitura inclusiva em parceria do Núcleo de Acessibilidade da UFPI

Atualizado em terça, 06 setembro 2022 11:54

Na quinta-feira (01/09/22) e sexta-feira (02/09/22), o Núcleo de Acessibilidade da UFPI realizou eventos juntamente com a representante de projetos da Fundação Dorina Nowill para Cego (São Paulo), Angelita.

Na quinta-feira, houve reunião do Grupo de Trabalho de Leitura Inclusiva (GT - Piauí), que contou com a participação de membros parceiros como o presidente do projeto Mulheres de Visão, Iraildon Mota. Nesta ocasião, Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFPI foi apresentado para os parceiros conforme imagem abaixo.

MATERIA NAU 3

#Para_todos_verem:Na imagem, sete pessoas em pé e, ao fundo, parede branca com cartazes coloridos com as logos da acessibilidade em cada tipo de deficiência. Na sequência, da esquerda para a direita: Thaís (bibliotecária da UFPI), Rafaella (Assistente Social do NAU), Brunna (Psicóloga e coordenadora do NAU), Dilma (Pedagoga do NAU), Mônica Arrivabene (Pró-Reitora da PRAEC/UFPI), Iraildon Mota (Coordenador do Projeto Mulheres de Visão) e Angelita (Representante da Fundação Dorina Nowill).

Na sexta-feira, no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, foi realizada contação da história do Boi do Piauí, de modo acessível, para que as crianças cegas pudessem vivenciar um pouco do folclore piauiense. Após visita e manipulação das peças do Museu, as crianças – vindas de instituições como ACEP (Associação dos Cegos do Piauí), CAP (Centro de Apoio Pedagógico para pessoas com deficiência visual) e CES (Centro de Estimulação Sensorial) – receberam o Kit de histórias infantis. A Coleção infantil que se chama Dorinha pelo Brasil, construída juntamente com Instituto Maurício de Sousa.

A personagem infantil, Dorinha, é cega e com a ajuda do seu cão guia, viaja pelo Brasil conhecendo as cinco regiões do país, assim como outras crianças, lugares turísticos e outras características culturais, como por exemplo, brincadeiras, comidas típicas, música ou folclore. A Coleção é composta por: 5 livros em tinta-Braille, com texto impresso em fonte ampliada, imagens coloridas e em relevo Braille e CD com audiodescrição além de um audiolivro com 5 histórias enriquecidas com efeitos sonoros e lúdicos.

No turno da tarde, da sexta-feira, a Fundação Dorina promoveu Oficina sobre a leitura inclusiva e acessível.

Imagens abaixo:

MATERIA NAU 4

#Para_todos_verem: Convite: Imagem 1: Na parte central superior temos o logo da Lei de Incentivo à Cultura. Banner com fundo amarelo e ilustração colorida de personagens da turma da Mônica. Na parte de cima do banner os dizeres Dorinha e a turma da Mônica Brincando pelo Brasil. Na parte central do banner e no primeiro plano do lado direito a Dorina está andando e segurando sua bengala com as duas mãos de forma transversal na frente do corpo, logo atrás dela e do lado direito o Cascão o seu cão Radar. Do lado esquerdo A Mônica, a Magali, a Milena, o Luca e o Nimbus vem atrás de forma enfileirada. Ao fundo algumas construções como Ibirapuera, elevador Lacerda, Bondinho do Pão de Açúcar.  Na parte de baixo do banner um retângulo azul com os dizeres: Participe da nossa Roda de Leitura inclusiva escrito em amarelo e abaixo outro retângulo menor com o contorno e as letras brancas escrito, Dia 02.09.22, das 09h00 às 12h00 em branco. Local:   MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA  - MAP. Endereço:  Centro de Ciências da Natureza - CCN - 2 Avenida Universitária – Ininga – Teresina/PI. Abaixo temos o Banner de fundo branco. Na parte central superior temos escrito - Patrocínio-. Abaixo os logos Atacadão, IBM, Faber Castel, Premierpet, Rodobens, Telemont, Alupar, Colégfio Albert Sabin, Bradesco, CBMM, Isapa, Lew’lara\TBWA, taesa, Tenda, TKE, Tebe e TransUnion. Logo abaixo temos escrito – Apoio – NAU - Núcleo de Acessibilidade da UFPI e Coordenação de Pedagogia Rede Piauiense de Leitura Inclusiva - GT - Realização – logo da Fundação Dorina, Instituto Mauricio de Sousa,Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

MATERIA NAU 5

#Para_todos_verem: na imagem, pessoas sentadas no chão em formato de círculo, três pessoas em pé ao redor de uma pessoa que está deitada no chão, no meio do círculo, com um pequeno boi em miniatura sobre sua barriga.

MATERIA NAU 6

#Para_todos_verem: Na imagem, três mulheres em pé. A mulher do meio, com vestido bege e turbante azul na cabeça, mostra para a mulher da direita, um livro. No chão, um pano com fundo azul e detalhes coloridos, com alguns livros espalhados sobre ele.