Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC/CACOM por meio do Serviço Odontológico realiza entrega de Kits para estudantes do curso de Odontologia da UFPI

Atualizado em quarta, 16 fevereiro 2022 16:28

DADOS KIT ODONTOLÓGICO UFPI

A concessão do Kit Odontológico pela UFPI por meio da PRAEC foi iniciada em 2011 como uma inciativa da gestão vigente na época provocada pelos professores do Curso de Odontologia diante das dificuldades que os alunos de graduação do curso de Odontologia tinham de comprar os materiais para uso durante o Curso. A partir do 4º período do curso, quando são iniciadas as disciplinas de oclusão, dentistica e cirurgia, as quais tem listas de matérias que podem chegar a 5 mil reais por aluno.

Diante disso a PRAEC com o auxílio dos professores do curso de odontologia elaborou uma lista de itens permanentes (kit acadêmico – o “motorzinho” do dentista, instrumentais de inox, articulador) que seriam adquiridos pela UFPI e seriam cedidos aos alunos situação de vulnerabilidade socioeconômica em um regime de comodato, em que eles deveriam devolver o kit ao final do curso para que este fosse repassado a novos alunos no período seguinte. O kit atualmente contém 36 itens e os alunos recebem o recebem no início do 4º e devolvem ao final do 9º período, usufruindo dele por 3 anos.

Assim tem funcionado desde o primeiro período de 2011, quando ocorreu a cessão dos 5 primeiros kits odontológicos. Atualmente a seleção dos alunos a serem contemplados com o kit é realizada duas vezes ao ano por meio de um Edital, lançado antes do início de cada período acadêmico. Os alunos inscritos passam por uma avaliação socioeconômica pela equipe de assistentes sociais da PRAEC, para selecionar aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que necessitam do auxílio do Kit Odontológico para permanecerem no curso de Odontologia. Além disso, os alunos contemplados têm o suporte tanto psicossocial e pedagógico da PRAEC durante todo o curso, realizando acompanhamentos semestrais.

Desde 2011 a UFPI já cedeu 149 kits odontológicos e possui 69 kits em posse dos alunos, incluindo os cedidos neste período.

Na entrega dos Kits estavam presentes o vice Reitor Viriato Campelo; o Pró-Reitor da PRAEC em exercicio Prof. Acrísio de Miranda Sampaio; a Coordenadora da CACOM Profª. Aldora Maria Lebre Ferreira e Jessa Alcobaça Odontóloga do Serviço Odontológico da PRAEC.

Fotos:

PHOTO 2022 02 16 10 45 18