Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > Encerramento do I Ei, CAFS!

Encerramento do I Ei, CAFS!

Última actualización: Lunes, 10 Mayo 2021 16:28

I ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DISCENTE DO CAFS (I Ei, CAFS!)

No período de 26 a 30 de abril de 2021, o Campus Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí, realizou o I Encontro de Integração Discente do CAFS (I Ei, CAFS!), de forma virtual, transmitido pelo canal CAFS TV, no YouTube.

O evento pode ser assistido na íntegra, através do Canal do CAFS, no You Tube, disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCmnVscf9TiHzV5qqC6CY46Q

O I Ei, CAFS! teve como objetivo promover a integração entre os discentes dos cursos de graduação e a comunidade do CAFS; proporcionar a criação de uma espaço de troca de experiências entre egressos e os discentes dos cursos de graduação; promover a socialização dos setores administrativos do CAFS; apresentar o CAFS para os alunos ingressantes na universidade; possibilitar a criação de memórias afetivas aos discentes e resgatar as memórias provenientes das vivências no CAFS.

A abertura do evento teve a presença do Magnífico Reitor Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, que realizou a fala destacando a importância do evento para a comunidade acadêmica. A diretora do Campus, Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo e a vice-diretora Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa também estiveram presentes, realizando a acolhida aos participantes na abertura do evento, destacando a necessidade do evento para o CAFS.

Participaram do evento alunos, professores e coordenadores dos cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Educação do campo, Enfermagem e Pedagogia, como também, representantes dos Centros Acadêmicos (CAs), técnicos administrativos e demais colaboradores do CAFS. Esse momento permitiu a aproximação da comunidade acadêmica e dos funcionários dos diversos segmentos do CAFS, para compreensão dos serviços de atendimento estudantil no Campus.

O evento teve sua programação distribuída ao longo de uma semana, em horários e turnos intercalados, para promover a melhor participação dos alunos. O diferencial deste evento, foi possibilitar a participação no formato assíncrono, permitindo aos participantes acessarem o evento no canal do YouTube e participarem das atividades desenvolvidas, até mesmo o registro da frequência. No total, os vídeos do I Ei, CAFS! já tiveram 3.186 visualizações no  canal CAFS TV, no YouTube. Dos inscritos, cerca de 34,5% são do curso de Ciências biológicas, 25% do curso de Educação do campo (LEDOC), 24,1% do curso de Administração, 9,1% do curso de Enfermagem e 4,6% do curso de Pedagogia.

No momento bate-papo, foi realizado um diálogo sobre temáticas e os setores do CAFS, tirando dúvidas dos participantes ao vivo. Dentre eles: Resolução n. 177/2012; SIGAA, Biblioteca do CAFS, criação do e-mail institucional, conhecendo o Protocolo e a Secretaria Acadêmica. Os representantes estudantis dos Centros Acadêmicos (CAs) estiveram envolvidos na organização do evento e também participaram realizando uma apresentação de cada centro, destacando a importância da representação estudantil na IES.

Ao longo da semana, houve apresentações culturais, dos membros do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE), com a presença do Prof. Me Saulo Albuquerque, no violão e apresentação de vídeos sob a coordenação da Profa. Ma. Rosa Brito (CAFS). O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) também participou do evento, evidenciando as ações desenvolvidas junto aos estudantes.

Dentre as palestras destacamos a de “Gêneros acadêmicos: resumo, resenha e ensaios” ministrada pela Profa. Dra. Lidiany Santos (CSHNB/UFPI); a palestra “Líderes de si e do futuro - suporte social e compartilhamento de experiências para a vida”, com a Profa. Dra. Fabiana de Almeida (Psicóloga Organizacional -  Unilab) e a palestra “Inevitáveis reconstruções para prosperar: entre os dilemas vivenciados pela crise atual e a essência do seu interior”, com a Profa. Ma. Joana D’arc Alexandrino (CAFS/UFPI).

Também tivemos duas mesas redondas, “Gestão do tempo: organização da rotina de estudos em tempos de pandemia”, com a Profa. Dra. Janaina Maria S. F. de Paula. (CAFS/UFPI) e a de “Saúde mental dos estudantes na pandemia”, com Psicólogo Dr. Leandro Gomes Reis Lopes (CTF) e Psicóloga Me. Ana Maria Batista Correia (NAE). Destacamos, também, a Roda de conversa “Apresentação dos cursos de graduação”, com a presença dos coordenadores dos cinco cursos de graduação do CAFS e a participação de um discente de cada curso, falando sobre a importância da graduação na vida pessoal e profissional.

Outro destaque do evento foi a Roda de conversa com os egressos dos cursos de graduação, que contou com a participação também de alunos que participaram de Editais de internacionalização, socializando suas experiências fora do país.

A Profa. Dra. Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Assessora de ensino do CAFS destaca que nesta primeira edição, o I Ei, CAFS! oportunizou o acolhimento aos discentes calouros, veteranos e egressos, além de permitir a construção de laços afetivos entre os participantes.  “Integração, reencontro, animação, música e informação foram os destaques do I Ei, CAFS!”, relata a professora.

Ao longo do evento houve, também, sorteio de brindes para os participantes. Dentre os brindes tiveram livros, pendrives, plantas, bloco de anotações, kit lanches, dentre outros.

A organização do evento agradece a todos os envolvidos na realização do I Ei, CAFS!

Até a próxima!

Confira as fotos do evento a seguir: