Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Hospital Universitário: adesões de bancadas federais dos estados vizinhos inicia segunda etapa do processo
Início do conteúdo da página

Hospital Universitário: adesões de bancadas federais dos estados vizinhos inicia segunda etapa do processo

Print
Last Updated: Monday, March 28 2022 17:06
Em uma nova maratona de reuniões realizadas na última semana em Brasília-DF, o Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – Prof. Dr. Alexandro Marinho, intensificou o trabalho de articulações institucionais para viabilizar a implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba.
 
A agenda de reuniões incluiu exitosas visitas ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - General Oswaldo de Jesus Ferreira, ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) - Wagner Vilas Boas e a membros das bancadas federais dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, nas quais foram obtidas importantes adesões ao projeto por parte dos seguintes parlamentares: Deputado Federal Aluísio Mendes (MA), Deputado Federal André Fufuca (MA), Deputado Federal Átila Lira (PI) e o Senador Elmano Ferrer (PI).
 
Os apoios institucionais são essenciais para a obtenção dos recursos financeiros necessários ao custeio do hospital referentes às etapas iniciais que são a elaboração do projeto estrutural e construção do hospital. Apesar dos custos iniciais serem elevados, maiores serão os custos despendidos mensalmente e ininterruptamente nos quais estarão inclusos despesas com folha de pessoal, manutenção de toda a estrutura predial e de equipamentos médico-hospitalares, energia, água, hotelaria, insumos, materiais médicos, farmacêuticos e de laboratórios, dentre outros. A idealização de um Hospital Universitário Federal (HUF) percorre numerosas e complexas etapas exigindo a soma de esforços para a sua concretização.
 
Alex explicou que “além da garantia do recurso financeiro serão necessárias ainda anuências do Ministério da Economia, Ministério da Educação e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.” A construção deste apoio já teve seus primeiros passos transcorridos com resultados satisfatórios, afinal MEC e EBSERH não medem esforços em oferecer condições adequadas para a geração de conhecimento de qualidade nas instituições federais de ensino superior.
 
A conclusão do estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba realizado pela comissão técnica marcou o encerramento da primeira etapa, e deu início a uma nova fase: a busca de parcerias e apoio de outras instituições por meio de sensibilização da necessidade e importância de implantação do hospital para proporcionar ampliação e melhoria do ensino superior e, em consequência, da assistência à saúde da região.
 
Segundo Alex Marinho: “O processo é uma construção. A comissão técnica elaborou o estudo de viabilidade contendo as justificativas, necessidades dos cursos da área de saúde, vazios assistenciais da região e perfil do nosso hospital universitário. Agora precisamos avançar para a segunda etapa que é trabalhar para a obtenção de apoio da classe política e demais instituições, sensibilizá-los e convencê-los a destinar os recursos financeiros necessários para a concretização do hospital universitário.”
 
Em fevereiro/2022 o Reitor da UFDPar fez a apresentação e entrega do estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário do Delta do Parnaíba ao Ministro-Chefe da Casa Civil - Ciro Nogueira, na qual foi bem recebido pelo Governo Federal.
 
O Hospital Universitário do Delta do Parnaíba trará grande impacto na redução das desigualdades referentes à oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, além de melhorias na formação ética e de qualidade de novos profissionais por meio de atividades assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, deverá beneficiar uma população de 2.475.135 habitantes, abrangendo cerca de 34 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Em funcionamento o hospital deverá empregar de forma direta em torno de 1300 profissionais.
 
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de texto: Ângela Oliveira e Joanson Sousa
 
28.03
 
28.03 1
 
28.03 2
 
28.03 3
 
28.03 4
 
28.03 6
 
28.03 7
 
28.03 5
Fim do conteúdo da página