Projeto StartUFPI realiza sua 3ª edição e conta com premiações de até 20 mil reais.
StartUFPI – Semana de Negócios e Inovação.
O StartUFPI – Semana de Negócios e Inovação chega à sua 3ª edição, oferecendo prêmios que chegam a 20 mil reais. Organizado pelo curso de Engenharia de Produção, o evento é focado na inovação e no empreendedorismo, trazendo profissionais de várias áreas do mercado, tanto do Piauí quanto do cenário nacional, para compartilhar suas vivências e insights. O objetivo é promover a integração entre palestrantes e público, explorando histórias e experiências no mundo dos negócios.
O projeto foi idealizado na disciplina optativa de Inovação e Empreendedorismo do curso de Engenharia de Produção, ministrada pela professora doutora Nayara Cardoso, ao sugerir na turma um desafio onde os alunos tinham que propor ideias para solucionar qualquer tipo de problema. Aryanny Rabelo, ex-aluna que participou da turma onde a ação foi idealizada, traz mais detalhes sobre a idealização. “O StartUFPI nasceu na disciplina de Inovação e Empreendedorismo, ministrada pela professora Nayara no curso de Engenharia de Produção. Durante a primeira aula, discutimos a importância de atividades ligadas ao empreendedorismo no curso, sentíamos falta de palestras e aulas na universidade voltadas a essa temática. A professora, ao perceber essa inquietação, decidiu propor um evento que abordasse a inovação e o empreendedorismo, com os alunos à frente da organização”, diz.
Aryanny Rabelo, ex-aluna do curso de Engenharia de Produção.
“Fizemos reuniões, brainstorm, participamos de eventos que falassem sobre o assunto e aos poucos fomos construindo o que queríamos ter ali. E veio a ideia de criar um desafio. Afinal, o que é mais inovador e empreendedor do que se desafiar? Além disso, poderíamos proporcionar o network entre os estudantes, o que tínhamos certeza que fomentaria o crescimento profissional e pessoal. Representando a mim e meus colegas, o sentimento é de pura gratidão. Ficamos muito felizes com a realização do evento e mais felizes ainda com a proporção que vem ganhando. Sem dúvidas um legado que ficará marcado para a Engenharia de Produção, bem como para nossa universidade”, complementa Aryanny.
Gabriela Brandão, aluna de Engenharia de Produção, conta como ganhou o desafio proposto pelo StartUFPI na sua 1ª edição. “Lembro que a professora fez o desafio de shark tanks, e o prêmio era 200 reais para o 1º lugar. Esse desafio veio principalmente para os calouros para que entrassem no curso com a experiência de um evento de empreendedorismo e inovação. Com isso, eu juntamente com Sofia Martins, Elane Raquel e Joyce Cibelly montamos uma equipe para participar e solucionar uma ‘dor’ do mercado. O primeiro passo foi elencar dores de diferentes setores de mercado e como solucioná-las. Nós percebemos que uma grande dor em todos os setores é a geração, acúmulo e a forma de descarte de diversos resíduos. Selecionamos o nicho de indústria alimentícia e montamos a ideia da empresa REUTILIZA+ onde seria uma prestadora de serviços que faria o recolhimento de resíduos e o destino seria a compostagem e como consequência a produção de um biofertilizante que a mesma indústria que contrata pelos resíduos, possui parceria para a aquisição dos biofertilizantes. Além disso, outra vertente da empresa seria a produção de biomassa no processo de destinação dos resíduos, como fonte de energia. Montamos um plano de negócios e entregamos para cada pessoa da banca avaliadora e durante a apresentação da ideia foi abordado modelo de Canvas produzido pela equipe para a empresa, fato que foi o diferencial para a avaliação em relação aos outros projetos, que foram muito bons”, diz.
Gabriela também fala sobre como o desafio a ajudou. “Por experiência pessoal, estar em um palco vendendo, assim dizendo, uma ideia, com pessoas avaliando foi desafiador, mas foi algo que mesmo produzido em menos de 24 horas demonstrou para 4 calouras que por mais que venham os desafios e as surpresas temos que ser resilientes, manter a postura, e prosseguir com força e determinação, pois o mercado não está de brincadeira para aqueles que estão despreparados. E ser caloura não impede de participar, de ter ideia, de executar, basta correr atrás e aproveitar e saber criar oportunidades. Além disso, fico feliz com o rumo que o projeto está se direcionando, com parcerias que fazem a diferença e nesta 3° edição o prêmio está ainda melhor, fora que o propósito é para solucionar uma dor da UFPI. Então, é da Engenharia de Produção para toda a universidade, que venham ideias maravilhosas e que façam a diferença na universidade”, conclui.
Nayara Cardoso, professora idealizadora do projeto StartUFPI.
A professora Nayara Cardoso explica como o evento tomou proporções maiores e abrangeu toda a comunidade acadêmica. “A inovação e o empreendedorismo são temas que estão bastante em alta e nós estávamos carentes de eventos a respeito disso e acabou dando grande visibilidade. Por isso, a PROPESQI me procurou para fazermos uma parceria e expandir esse evento, porque as duas primeiras edições abrangeram o Centro de Tecnologia e principalmente, a Engenharia de Produção, mas agora queremos expandir o StartUFPI para toda a universidade e para mais pessoas, a fim de que ele tenha um alcance maior e que todos os cursos possam participar”, afirma.
A 3ª edição do StartUFPI é aberta para toda a comunidade acadêmica e externa, sendo realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), o Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI), com apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Investe Piauí e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Premiações
O evento oferece prêmios significativos para as três equipes vencedoras:
- 1º lugar: bolsa de até 6 meses e 20 mil reais em taxa de bancada.
- 2º lugar: bolsa de até 3 meses e 14 mil reais em taxa de bancada.
- 3º lugar: bolsa de até 3 meses e 10.400 reais em taxa de bancada.
As inscrições para o evento estão abertas até o dia 6 de outubro. Para participar, as equipes devem ser compostas por um docente permanente da UFPI e até três discentes de cursos técnicos, graduação ou pós-graduação da universidade. As propostas apresentadas devem oferecer soluções criativas para problemas enfrentados pela UFPI, buscando melhorar a eficiência, sustentabilidade e qualidade dos serviços oferecidos.
O evento será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, com uma programação que inclui palestras, workshops, feira de startups, oficinas e muito mais.
Oficina sobre o Desafio InovaUFPI
Para esclarecer dúvidas sobre o Desafio InovaUFPI, uma oficina será realizada no dia 30 de setembro, das 15h às 18h, no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube. A oficina contará com a participação de Manoel Nunes, vencedor do Prêmio Nobel da Ciência Jovem, e Fernando Silva Neto, da Investe Piauí, que ministrará a palestra "O que é um problema?". Os participantes da oficina receberão um certificado de 10 horas, que poderá ser utilizado para atividades complementares.
Para mais informações acesse o instagram do projeto: @start_ufpi