Campanha ‘Dezembro Laranja’ alerta para cuidados em relação ao câncer de pele
Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer mais comum no Brasil e no mundo, o de pele, a campanha “Dezembro Laranja” busca a prevenção e a detecção precoce da doença que atinge o maior órgão do corpo humano.
A iniciativa surgiu em decorrência da localização geográfica do Brasil, que, por ser um país tropical, está disposto a altas exposições solares durante todo o ano. O câncer de pele é uma doença caracterizada pelo crescimento incomum das células desse órgão, e sua causa tem origem na excessiva e inadequada exposição aos raios solares.
A luz solar é a principal fonte de vitamina D para os seres vivos e, portanto, é indispensável para nossa saúde e bem-estar. Esse elemento atua, inclusive, sobre o nosso humor, podendo propiciar, quando deficiente, o desenvolvimento de quadros de irritabilidade e, até mesmo, depressão. Assim, é importante manter uma exposição equilibrada aos raios de sol.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele pode ser classificado em duas categorias: melanoma, forma mais rara e mais agressiva; e não melanoma, manifestação mais recorrente e menos grave.
Dentre os sintomas mais comuns, estão o surgimento de manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais que mudam de tamanho, forma ou cor; ou feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Uma vez percebido qualquer um desses quadros, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.