Alunos de Engenharia Mecânica da UFPI constroem carro de Fórmula 1 e participam da competição nacional Fórmula SAI
No Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba, acontece a tão aguardada competição Fórmula SAI, entre os dias dois e seis de agosto. Dentre os competidores está a equipe Bull Racing Fórmula SAE-UFPI, formada por alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí.
A competição Formula SAE BRASIL tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. Os trabalhos são realizados em equipe.
Apesar de ter tido início em 2018, o projeto do carro de fórmula 1 que estará sendo utilizado na competição começou a ser posto em prática em 2021, quando se iniciou a construção do carro. Após meses de trabalho coordenados pela professora Simone dos Santos, e com a colaboração de patrocinadores e professores, finalmente conseguiram finalizar a criação do carro e estão prontos para competir no evento.
Por um período de três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.
Segundo Ryan Dino, aluno de engenharia mecânica e membro da equipe, a expectativa do grupo é imensa, pois são os primeiros representantes do Piauí a montar e levar um carro de Fórmula 1 para competir fora do estado. A competição não apenas proporciona uma oportunidade única de participar em âmbito nacional, mas também permite aos estudantes conhecerem outras regiões do Brasil e mostrar os projetos desenvolvidos pela universidade.
Para viabilizar os gastos da viagem, como inscrição na competição, alimentação e estadia, os alunos se mobilizaram com iniciativas criativas, como bingos, rifas, busca por patrocínios e ações para arrecadar a quantia necessária. A UFPI também contribuiu, disponibilizando um ônibus para levar o grupo até a cidade do evento, evidenciando o apoio institucional ao esforço da equipe.
A participação na Fórmula SAI é uma conquista notável para a equipe Bull Racing UFPI e reflete o comprometimento e dedicação dos alunos envolvidos. Além de competir, eles têm a chance de representar a UFPI no cenário nacional e divulgar a excelência acadêmica da instituição. Todos aguardam ansiosos pelo desempenho e resultados alcançados na competição.