Conheça os projetos de Iniciação Científica do Professor José Medeiros
Bancada didática de processos industriais
Desde 2014, o professor Dr. José Medeiros de Araújo Júnior submete anualmente projetos de iniciação científica para contemplar seus alunos da graduação em Engenharia Elétrica. Tais projetos são relacionados a área de controle, que é uma das subáreas da Automação. Os alunos pesquisam assuntos relacionados ao controle de temperatura, pressão, nível, entre outras possibilidades.
O professor, que já chegou a contar com quatro alunos de iniciação científica sob sua orientação, conta que é uma satisfação ajudar os alunos a terem uma experiência formadora que vai além dos assuntos vistos na grade comum do curso. "A experiência acadêmica é valiosa tanto para quem pretende seguir pela área acadêmica quanto ir para o mercado profissional e isso não é apenas restrito aos processos de controle, já que os alunos conseguem aprender sobre diversos assuntos e processos que estão ligados", afirma José Medeiros.
Uma das alunas que participou desses projetos de iniciação científica com o professor Medeiros foi a estudante Eudoxia Santos, que foi aluna dele de Iniciação Científica Voluntária (ICV) em 2021 e de pesquisa PIBIC em 2022. "Participar dessas pesquisas foi muito importante para a minha formação, me ajudou tanto no lado pessoal quanto no profissional. Pude adquirir mais conhecimentos, pois na pesquisa nós estudamos tópicos mais específicos, e por vezes tive facilidades nas disciplinas que se relacionam com as minhas pesquisas, devido ao conhecimento adquirido" ressalta a estudante.
Os estudos na área de controle geralmente são aplicados para empresas que trabalham com grandes tanques e precisam passar os líquidos de um tanque para outro com diferentes volumes, pressões, temperaturas, entre outras variáveis. Grandes empresas petroquímicas e alimentícias são alguns dos exemplos das que necessitam desses conhecimentos estudados pelo professor Medeiros e seus orientandos de iniciação científica.
As pesquisas sobre controle são melhor visualizadas por meio de equipamentos que facilitam as medições e o aprendizado dos estudantes como a Bancada didática de processos industriais, localizada no laboratório de Controle e Automação, do prédio de Engenharia Elétrica. "O laboratório é importante por ter os equipamentos necessários às pesquisas e pelo fato de possibilitar aos alunos um ambiente de troca de informações, conhecimentos e experiências", completa o professor José Medeiros.