Março Lilás: mês busca conscientizar mulheres para combate ao Câncer de colo de útero
Março lilás combate câncer de colo de útero e propõe prevenção através de exames e vacina.
O mês de março, além de buscar homenagear as mulheres, também é símbolo de conscientização dos perigos do Câncer de colo de útero. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas mulheres brasileiras o câncer do colo de útero é o terceiro mais incidente, com exceção do câncer de pele não melanoma, e deve ser motivo de alerta para prevenção por parte da população feminina do país.
O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), vírus que pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões genitais e oral, sendo lesões consideradas de alto risco e que podem evoluir para o câncer de colo de útero.
Em sua fase inicial a doença pode se espalhar de forma silenciosa, sem apresentar sintomas visíveis, por isso a importância da realização do exame ginecológico Papanicolau, que identifica lesões precursoras e pode adiantar o diagnóstico. Já em sua fase mais avançada, os sintomas podem ser sangramento vaginal, corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro, e dor na região pélvica.
A importância da conscientização entre as mulheres se deve principalmente pelas formas de evitar a doença. A Vacina contra o HPV, (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Já o uso de preservativo durante a relação sexual também se torna uma proteção extra para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.