Pedagogia
O Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral consolida progressivamente seu espaço na educação regional de Floriano, incluindo principalmente municípios do Piauí e Maranhão, mas também do Ceará e do Pará. O Curso é destaque na formação de profissionais da educação infantil, principalmente, professores e professoras.
A Brinquedoteca Mundo Encantado e o Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação – LIBERTE, fazem parte da formação desses profissionais com encanto pela arte de estudar, aprender e ensinar. Em seus grupos de estudos, os professores e as professoras vão envolvendo os discentes na atividade do estudo, da pesquisa e da extensão como hábitos permanentes. O curso é destaque também na política de inclusão e aos poucos vai se transformando em referência na formação de profissionais surdos, chegando a 2022 com três discentes matriculados, com acompanhamento especializado na área, adicionando enormes desafios ao Curso, aos docentes e ao Campus como um todo.
Simultaneamente, com o desenvolvimento das atividades de ensino, cresce ano a ano o número de atividades de pesquisa e de extensão. Diversos Projetos, Cursos, Eventos e Atividades estão em andamento, seja sob a coordenação de docentes do Curso, seja mediante a colaboração em projetos, eventos e atividades de outros cursos.
A equipe é formada por 21 (vinte e um) docentes efetivos e (sete) substitutos, entre doutores, mestres e especialistas, em processo contínuo de formação, estudando, pesquisando e fazendo extensão permanente em favor do desenvolvimento humano e regional, considerando os aspectos econômicos, políticos e culturais.
Galeria de Coordenadores
Período 2009 – 2011
Profa. Dra. Carmem Lúcia de Sousa Lima
(Coordenadora)
Período 2011 – 2013
Profa. Dra. Débora Lúcia Lima Leite
(Coordenadora)
Prof. Me. Alexandre Lopes Campelo
(Vice-Coordenador)
Período 2013 – 2015
Profa. Me. Diná Souza Da Silva
(Coordenadora)
Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo
(Vice-Coordenadora)
Período 2015 – 2017
Profa. Me. Diná Souza Da Silva
(Coordenadora)
Profa. Dra. Carla Andréa Silva
(Vice-Coordenadora)
Período 2017 – 2019
Profa. Dra. Carla Andréa Silva
(Coordenadora)
Profa. Me. Rosa Maria de Jesus Brito
(Vice-Coordenadora)
Período 2019 – 2021
Prof. Dr. Geraldo do Nascimento Carvalho
(Coordenador)
Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó
(Vice-Coordenador)
Período 2021 – 2023
Gestão Atual
Profa. Dra. Andréia Martins
(Coordenadora)
Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo como foco o ensino religioso nas escolas públicas e particulares, também tem se dedicado a investigações acadêmicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos em Floriano/PI. Professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí – Campus Floriano, coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica. E-mail:
Profa. Ma. Letícia Carolina Pereira do Nascimento
(Vice-Coordenadora)
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Vinculada a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). É pesquisadora do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE). Desenvolve pesquisas sobre Corpo, Gênero, Teoria Queer e Feminismo Negro em contextos educativos. E-mail:
Currículos do Curso
Para currículos detalhados: https://drive.google.com/file/d/1a6VXTXpNsLSB3nbsxJ62EU_Bc_sk6OzT/view?usp=sharing
Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia
Atualmente Floriano é um dos principais centros educacionais e comerciais da região Sudeste do Maranhão e Sudoeste do Piauí, influenciando cerca de 30 outros municípios. Sua agricultura é baseada principalmente na produção sazonal de arroz, batata doce, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho e tomate.
Hoje, Floriano é um influente polo de desenvolvimento, considerado um dos municípios emergentes mais promissores de sua região, e sua sede é ponto de convergência de vasta área do sul do Piauí e Maranhão, sendo chamada de “Princesa do Sul do Piauí”. Atualmente, o município vem se constituindo como polo educacional e presume-se que nas próximas décadas, estará entre os maiores do Nordeste, destacando-se também nos segmentos de turismo, saúde e prestação de serviços.
A criação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), constitui-se em uma forma de suprir demandas de profissionais da educação conhecedores da realidade e necessidade da Microrregião de Floriano.
Diante disso, a concepção do Projeto Político Pedagógico (PPP) parte da necessidade de atendimento aos desafios que a realidade local impõe à universidade tais como: crescimento, aprimoramento e interação institucional.
Este documento, portanto, apresenta a proposta de alteração do currículo do Curso de Pedagogia do CAFS, com fulcro nas diretrizes e linhas de ação da política de formação dos profissionais da educação definidas pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15.05.2006, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 9394/96 e respectivas leis complementares, visando à Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, no âmbito da licenciatura, de graduação plena, conforme Resoluções 01 e 02/2002 do Conselho Nacional de Educação e Documento Norteador elaborado pela Comissão de Especialistas em Pedagogia – SESU-MEC para Autorização e Reconhecimento de Curso de Pedagogia.
Outros documentos que subsidiaram, no contexto da UFPI, a construção desta proposta foram: Resolução 150/06 – CEPEX, que dispõe sobre as atividades científicoacadêmico-culturais (atividades complementares nos cursos de graduação da UFPI); Lei11.788, de 25.09.2008, que dispõe sobre o Estágio de estudantes; Resolução 22/09 – CEPEX, que dispõe sobre o estágio Obrigatório no âmbito da UFPI; e Resolução nº 26/09 – CEPEX, que regulamenta o Estágio não Obrigatório na UFPI.
A formulação do currículo elege como áreas de atuação a Docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a Gestão Educacional e a Educação em Espaços Não Escolares. Visa garantir uma formação ampla e, ao mesmo tempo sólida, capacitando o profissional pedagogo formado pelo CAFS a atuar como docente no Magistério da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Educacional para atuar em instituições escolares e não escolares.
PPC do Curso de Pegagogia Aqui
Turmas que já concluíram o Curso
Ano/Período de conclusão |
Turma |
2013.1 |
1ª Turma |
2013.2 |
2ª Turma |
2014.1 |
3ª Turma |
2014.2 |
4ª Turma |
2015.1 |
5ª Turma |
2015.2 |
6ª Turma |
2016.1 |
7ª Turma |
2016.2 |
8ª Turma |
2017.1 |
9ª Turma |
2017.2 |
10ª Turma |
2018.1 |
11ª Turma |
2018.2 |
12ª Turma |
2019.1 |
13ª Turma |
2019.2 |
14ª Turma |
2020.1 |
15ª Turma |
2020.2 |
16ª Turma |
2021.1 |
17ª Turma |
2021.2 |
18ª Turma |
2022.1 |
19ª Turma |
Corpo Docente do Curso
Efetivos
Alba Patricia Passos de Sousa
Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2019), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2011) e graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UESPI, 2015). Atualmente é professora efetiva do Curso de Licenciatura em pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/ Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte, educação e ensino, relações étnico-racial, gênero e diversidade. E-mail:
Allan de Andrade Linhares
É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto A I, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Linguística do texto, Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Metodologia da Pesquisa Científica. E-mail:
Andreia Martins
Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo como foco o ensino religioso nas escolas públicas e particulares, também tem se dedicado a investigações acadêmicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos em Floriano/PI. Professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí – Campus Floriano, coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica. E-mail:
Anne Caroline Soares Dourado
Professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral, onde leciona principalmente nas áreas de Currículo e Gestão. Mestre em Educação pelo PPGED/ UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP) cujas pesquisas se voltam principalmente para os seguintes temas: epistemologia da prática profissional, racionalidade pedagógica e currículo. E-mail:
Carla Andréa Silva
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2004). Especialização em Psicologia da Educação (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2014). A mesma é professora Adjunta A, nível 002, da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, Curso de Pedagogia. E-mail:
Edmilsa Santana de Araújo
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professora Adjunta I do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Cristão (IEC). Especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora Administrativo-Financeiro do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 2009-2017. Professora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), no período de 1993-2008. Pesquisa na área de Formação de Professores, Fundamentos Antropológicos da Educação e Prática de Pesquisa em Educação. Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail:
Geraldo do Nascimento Carvalho
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, administração escolar, estado e sociedade. E-mail:
Grasiela Maria de Sousa Coêlho
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Membro do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Integrante do grupo de pesquisa FORMAR que visa ao atendimento das necessidades de formação e pesquisa, pretendendo transformar os contextos da ação docente por meio da pesquisa crítica de colaboração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, autonomia profissional e prática pedagógica. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí.É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano – PI. E-mail:
Leonardo José Freire Cabo
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Assessor de Comunicação Social do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação de Crianças e Teoria Histórico-Cultural. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE/UEM). Atua na área de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança, Estágio em Educação Infantil, Educação Especial e Educação Inclusiva, Teoria Histórico-Cultural, Didática e Educação Infantil. E-mail:
Letícia Carolina Pereira do Nascimento
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Vinculada a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). É pesquisadora do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE). Desenvolve pesquisas sobre Corpo, Gênero, Teoria Queer e Feminismo Negro em contextos educativos. E-mail:
Luana Maria Gomes de Alencar
Professora do curso de Pedagogia, Assistente - A, da UFPI/CAFS, em regime de Dedicação Exclusiva. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI (Desde 2018.1). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/UFPI (2017). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013.2). Participa do NUPPED (Núcleo de Pesquisa sobre formação e profissionalização em Pedagogia). Tem interesse e pesquisa as seguintes temáticas: Estágio Supervisionado e Estágio Extracurricular; Formação de professores; Aprendizagem docente; Início da carreira docente. Email:
Maria da Penha Feitosa
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2006), Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (2000), Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP (2011), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Membro do NUPPEGE-UFPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação da UFPI). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, assistente II, lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no curso de Pedagogia, na área de História da Educação. Tem experiência em História da Educação, Metodologia da História, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atua principalmente com os temas: História da Educação, políticas educacionais para o ensino superior, Estado e sociedade. E-mail:
Maria do Carmo Carvalho Madureiro
Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) e aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/FACED/UFC) sob orientação do Professor Dr. Messias Holanda Dieb. Formada em Pedagogia, cursou Mestrado em Educação e Especialização em Gestão Educacional. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: letramentos acadêmicos e o ensino da escrita. Participa das atividades do Grupo de Pesquisa Grafí - Laboratório de Estudos da Escrita desde agosto de 2019. E-mail:
Marilde Chaves dos Santos
Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI. Mestre em Educação pela UFPI. Possuo Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no município de Floriano (PI). Tenho interesse por temas nas áreas de educação da infância e juventude, bem como em História da Educação. Realizo pesquisa na área de educação em espaços não escolares. Sou membro da Equipe do Projeto no Projeto de Pesquisa ASSOCIATIVISMO DOCENTE, SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E PRODUÇÃO INTELECTUAL : as experiências brasileira e portuguesa da segunda metade do século XX que tem como Pesquisador Responsável XAVIER, Libania Nacif.Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI . Mestre em Educação pela UFPI. Possuo Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no município de Floriano (PI). Tenho interesse por temas nas áreas de educação da infância e juventude, bem como em História da Educação. Realizo pesquisa na área de educação em espaços não escolares. Sou membro da Equipe do Projeto no Projeto de Pesquisa ASSOCIATIVISMO DOCENTE, SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E PRODUÇÃO INTELECTUAL: as experiências brasileira e portuguesa da segunda metade do século XX que tem como Pesquisador Responsável XAVIER, Libania Nacif. E-mail:
Milene Martins
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden). Especialização em Terapia de Família pelo Instituto da família (INFARS). Professora Assistente, nível II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Amílcar Ferreira Sobral, na cidade de Floriano/PI(CAFS), em licença particular. Ministra as disciplinas de Psicologia da Educação I e II nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas (UFPI/CAFS). Exerceu atividade docente no curso de Psicologia da Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden), ministrando as disciplinas de Psicologia da Adolescência, Avaliação Psicológica, Psicologia das Necessidades Especiais, Ética Profissional e Supervisão de Estágio em Psicologia (Escolar, Organizacional e Comunitária). Ministrou disciplinas nos cursos de Farmácia, Administração, Direito e Gastronomia da Faculdade Integral Diferencial (FACID Wyden). Desenvolve pesquisa nas áreas de Psicologia do desenvolvimento, da família e da Educação. Tem experiência profissional nas áreas de Avaliação psicológica, Terapia de família e Casais, Psicologia Escolar Educacional. Ministra cursos em Avaliação psicológica e Terapia sistêmica da família. E-mail:
Poliana Rezende Soares Rodrigues
Professora Assistente I do Curso de Pedagogia na área de Linguagem e Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. Atuou como Coordenadora Adjunta da Especialização em Docência da Educação Infantil - UFPI/Pólo Floriano de 2013 a 2014. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de Estudos Culturais e Educação,na condição de bolsista CAPES. Participou do Grupo Roda Griô - GEAfro: Grupo de Estudos em Gênero, Educação e Afrodescendência, coordenado pelo Prof. Pós Phd. Francis Musa Boakari - UFPI. Participou do NEPIERE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais; e do GEINCOS - Grupo de Estudo Integrando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas, coordenados pela Profa. Dra. Mirian de Albuquerque Aquino - UFPB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atuou no extinto Centro de Ciências Humanas e Sociais e depois na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul de 2015 a 2018, ministrando a disciplina de Relações Étnico-Raciais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Artes, Letras, Biologia, Química e Bacharelado em Enfermagem. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. E-mail:
Roberta Gomes de Araújo
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sertão de Pernambuco. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras. E-mail:
Rosa Maria de Jesus Brito
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é Professora Assistente I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), na cidade de Floriano. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (UFPI/CAFS); Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE/CAFS/UFPI). Foi professora substituta da Universidade Estadual do Piauí (2013-2015), Coordenou o Curso de Pedagogia da UESPI-Oeiras (2013-2014); e foi professora formadora do PARFOR da Universidade Estadual do Piauí. E-mail:
Vicelma Maria de Paula Barbosa Sousa
Professora Afrodescendente na Universidade Federal do Piauí (UFPI-CAFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI-PPGEd). Doutora em Educação (UFPI-PPGEd). Temas de interesse para estudos: Práticas educativas com Juventudes urbanas. Corpo. Gênero. Educação. Afrodescendência. Mulher na Capoeira. E-mail:
Zélia Maria Carvalho e Silva
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008). Na Faculdade Piauiense - FAP/Teresina atuou como docente de 2002 a janeiro de 2016 e como coordenadora do Curso de Pedagogia de 2006 a 2014.1 Além disso, assumiu a Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão/Supervisão Escolar e Docência do Ensino Superior no segundo semestre letivo de 2007 até dezembro de 2015. Atualmente é servidora pública federal exercendo o cargo efetivo de Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Campus Amilcar Ferreira Sobral. E-mail:
Substitutos
Ana Paula de Araújo Lima
Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007).Especialização em, Ética e Filosofia política/UFPI (2009-2011). Mestra em Ética e epistemologia pela Universidade Federal do Piauí.Atuou com Substituta em Universidade Estadual do Piauí(2011-2013). Atuou com professora substituta em Universidade Federal do Piauí (2015-2017). Participou do programa de formação de professores (PARFOR/UESPI). Atou como tutora e professora formadora pela Universidade Aberta do Brasil. (UAB/UFPI). Orientou monografias na área de filosofia e educação na Universidade Aberta do Brasil (UFPI). E-mail:
Célia Camelo de Sousa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LlBRAS, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS, Formação Docente, Inclusão, Didática, História da Educação, Memória, Biografia e Educação Especial. E-mail:
Joyce Mesquita Nogueira
Psicóloga - CRP 21/01645. Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Aprovada no Master de Saúde Pública na Universidade de Salamanca - Espanha. Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora de Pós Graduação latu sensu da UNINOVAFAPI. Vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí - CRP 21. Presidente do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP 21. Experiência nas áreas: Psicologia Clínica, Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia da Educação e Gestão de Pessoas. E-mail:
Maurozan Soares Teixeira
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (2014) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2018). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Piauí e professor-tutor do curso de Filosofia UFPI-CEAD. E-mail
Colegiado do Curso
Prof. Dr. Geraldo do Nascimento Carvalho
Prof. Me. Leonardo José Freire Cabo
Profa. Me. Anne Caroline Soares Dourado
Profa. Me. Zélia Maria Carvalho e Silva
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Prof. Dr. Geraldo do Nascimento Carvalho
Profa. Dra. Andreia Martins
Profa. Me. Rosa Maria de Jesus Brito
Profa. Me. Vicelma Maria de Paula Barbosa Sousa
Profa. Dra. Maria da Penha Feitosa
Profa. Me. Luana Maria Gomes de Alencar
Profa. Me. Milene Martins
Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório e do Não Obrigatório
Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó – Titular
Profa. Me. Luana Maria Gomes de Alencar – Adjunta
Coordenação do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE/CAFS/UFPI)
Profa. Ma. Rosa Maria de Jesus Brito
Coordenação do Laboratório Brinquedoteca Mundo Encantado
Profa. Dra. Carla Andréa Silva – Coordenadora
Profa. Dra. Marilde Chaves dos Santos – Vice-coordenadora