Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começam as inscrições para o Enade 2023
Início do conteúdo da página

Começam as inscrições para o Enade 2023

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 19h54

porticofrente_copy_copy.jpg

Estão abertas as inscrições de estudantes ingressantes e concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, o cronograma já está em vigor. A avaliação funciona por meio de um ciclo trienal que compreende diferentes áreas, neste ano serão contemplados os cursos do Ano I, que abrange as áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) devem participar aproximadamente 1530 alunos, do campus sede e dos campi do interior, matriculados nos já mencionados cursos de graduação. 

Com o objetivo de avaliar os cursos e a IES a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação, o exame tem como foco dois perfis de estudantes. O primeiro remete aos ingressantes, que são discentes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, e que estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023. O segundo perfil corresponde aos concluintes de cursos de bacharelado, que são os estudantes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023.

strans_faixa_copy.jpg

Para Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, Prof. Edna Magalhães, é importante a assistência da Universidade no decorrer do processo. “Estamos trabalhando já nesse primeiro momento, buscamos auxiliar os coordenadores, fornecendo orientações sobre como proceder no manuseio da plataforma, além de treinamentos regulares, a fim de realizar uma melhor preparação. Também teremos ações voltadas aos discentes com explicações sobre preenchimento do formulário e seminários direcionados à preparação para o exame”, destaca. 

Algumas ações já são pensadas para o período que antecede o exame, como acrescenta a coordenadora. “No 2° semestre, com a proximidade da prova, devemos fazer o IV Seminário do Enade UFPI, um evento que vamos reunir todos os cursos que fazem parte do ciclo que realizará provas neste ano. Na programação do seminário a ideia é realizar palestras sobre o Enade, além da discussão de conceitos que contemplam formação geral dos discentes, por meio de conteúdos que caem na prova", comenta.

De acordo com Coordenador Geral de Graduação (PREG/UFPI), Prof. Eliesé Idalino Rodrigues, uma boa nota no Enade gera inúmeros pontos positivos ao curso de graduação, mas também para a Universidade. “Essa avaliação é muito importante e tem diversas utilidades, para a instituição está a possibilidade da obtenção de mais recursos, assim podem ser feitos investimentos em diversos pontos como bolsas para os estudantes e infraestrutura. A boa nota traz reconhecimento para os cursos, além de permitir a sua continuidade e trazer um maior reconhecimento. No caso dos alunos, essa nota também é importante, porque o curso se torna mais valorizado no mercado de trabalho”, explica. 

O coordenador acrescenta, ainda, que muitos estudantes fazem a escolha da graduação que irão cursar, a partir da nota do Enade, o que mostra a importância da avaliação para quem ainda não ingressou no ensino superior.

Datas importantes do cronograma do Enade 2023: 


27 de junho a 31 de julho de 2023

Coordenadores de cursos realizam a  inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados

27 de junho a 18 de novembro de 2023

Estudantes concluintes habilitados realizam preenchimento do cadastro 


1º a 8 de setembro de 2023

Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados

1º de setembro a 25 de novembro de 2023

Preenchimento do Questionário do Estudante

26 de novembro de 2023

Aplicação da prova 

Atenção: 

O edital do Enade orienta que nos casos de cursos com calendário acadêmico alterado em decorrência da pandemia da covid-19, o estudante que colar grau até 31 de outubro de 2023 é considerado como não habilitado ao Enade 2023, estando automaticamente em situação regular no Exame, devendo tal situação ser registrada em seu histórico escolar. 

Mais informações sobre o Enade, acesse: https://proplan.ufpi.br/index.php/component/content/article?id=112

Fim do conteúdo da página