Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI mantém conceito 4 no IGC

Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 08h33

Pórtico UFPI Teresina

Pórtico do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella

A Universidade Federal do Piauí manteve conceito 4, considerado “bom”, no Índice Geral de Cursos Avaliados das Instituições de Ensino Superior (IGC), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com pontuação de 3,170, a UFPI permaneceu com IGC 4, em escala que vai até 5, mesmo com os desafios da pandemia. O INEP também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Na UFPI, 12 graduações conquistaram o CPC Nota 4. Os dados são referentes a 2021.

Tabela Inep IGC

Composição dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior

O IGC e o CPC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.

16022023 AAA 0298

Reitor Gildásio Guedes

“É a Universidade Federal do Piauí assegurando, mais uma vez, bom desempenho em um dos principais índices da qualidade do ensino superior, além de conseguirmos elevar o IGC contínuo da Instituição de 2,9 para 3,17, em relação ao último IGC divulgado em 2021. Parabéns a todos que fazem a comunidade acadêmica”, destaca o Reitor Gildásio Guedes.

Em todos os campi da Universidade, na capital e interior, há cursos com CPC nota 4. São eles: Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Biologia (Floriano e Bom Jesus); Bacharelado em Biologia (Teresina); Licenciatura em Educação Física; Licenciatura em História (Picos e Teresina); Letras Inglês; Licenciatura em Pedagogia (Teresina e Picos); e Sistemas de Informação. Os demais cursos ficaram com CPC nota 3.

25112022 DSC 0116

Diretora de Governança, Cleania de Sales Silva

Para a diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, os resultados conquistados no IGC comprovam o resultado de um trabalho eficiente e coletivo. “Os esforços da equipe de gestão da UFPI, juntamente com nossos docentes e alunos, conseguiram superar os problemas oriundos da pandemia e da política orçamentária do governo federal, garantindo qualidade  na educação da nossa instituição. Isso nos incentiva e nos fortalece na luta pela valorização e consolidação da sua imagem, como a instituição de ensino superior pública e de qualidade,  referência no Piauí e na região nordeste", ressalta a diretora.

AAA 0295 copy

Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, Edna Magalhães

Segundo a Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica (CARA), Profa. Edna Magalhães, os dados são positivos se considerarmos o período avaliado. “A avaliação foi realizada no período da pandemia. Não se confirmou uma perspectiva que o índice cairia, isso demonstra que apesar das dificuldades a UFPI manteve a qualidade da educação mesmo em momento tão adverso”, destaca.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação (CCE), do Campus de Teresina alcançou o maior CPC entre todas as graduações avaliadas na UFPI, com nota 3.334. O coordenador do curso, Prof. Neuton Alves de Araújo, define o resultado como a soma dos esforços entre a Coordenação da Pedagogia, professores e a Coordenadoria de Avaliação e Estatística, que mesmo na pandemia, garantiram contribuições para o alcance do resultado.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 14.51.52

Coordenador do curso de licenciatura em Pedagogia de Teresina, professor Neuton Alves de Araújo

“É importante destacar que mantivemos o conceito 4. E sabemos da necessidade de melhorarmos, sobretudo, o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Apesar da pandemia, podemos dizer que o curso de Pedagogia do CCE está de parabéns. Muitos foram os obstáculos que tivemos que enfrentar e as condições que tivemos que criar para a manutenção dessa nota”, reforça.

Já o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Picos tem o maior CPC de conceito 4 contínuo entre os campi do interior, com a nota de 3,293. A coordenadora do curso, Cristiana Barra Teixeira, aponta que os resultados derivam de uma combinação de fatores.

WhatsApp Image 2023 04 05 at 08.29.58

Coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia de Picos, professora Cristiana Barra Teixeira, e acadêmicos

“A qualidade do trabalho docente, trato da gestão e envolvimento dos estudantes com a própria formação são elementos fundamentais para a manutenção da nota. É a consolidação de um processo de médio-longo prazo”, frisa.

Outro destaque entre os cursos da UFPI vai para o Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O CPC do curso subiu a nota de 3 para 4. Para a coordenadora do curso, a Profa. Dionis Machado, o resultado é fruto de trabalho coletivo entre a coordenação do curso, a chefia do departamento de educação física e dos discentes que abraçaram o desafio e participaram ativamente das ações desenvolvidas nos últimos anos com o objetivo de aumentar a nota.

WhatsApp Image 2023 04 04 at 14.47.41

Curso de Educação Física em diálogo com a Administração Superior da Universidade

“Essa vitória também é produto do apoio da direção do CCS e da Administração Superior da Universidade. De 66 alunos concluintes, 62 participaram do Enade mostrando uma adesão de 94% dos estudantes. Isso só mostra que estamos no caminho certo e ficamos incentivados a manter o ritmo de trabalho para que em breve possamos alcançar a nota 5”, pontua a coordenadora.