Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > UNASUS-UFPI realiza oficina de mapeamento e ações para criação de curso de qualificação
Início do conteúdo da página

UNASUS-UFPI realiza oficina de mapeamento e ações para criação de curso de qualificação

Imprimir
Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 21h27

e038ded3-92de-4b47-8c5c-ffec3e8861ea.jpg

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNASUS-UFPI) realizou na tarde da última sexta-feira (26), por meio de web conferência, a oficina de mapeamento, ações e elaboração de objetivos educacionais para criação do curso sobre Redução da Mortalidade Materna.

O mapeamento de ações é um modelo para planejamento de cursos que privilegia formação de competências profissionais sobre o desenvolvimento de conteúdos. É definida metas, ações que colaboram para a meta atividades educacionais que promovam a prática das ações e por último, são determinados os conteúdos informacionais necessários ao cumprimento das atividades.

Participação da oficina a integrante da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNASUS), Nayara Gomes Lima, que explicou a equipe da Unasus-UFPI, o passo a passo do mapeamento. “O mapa de atuação profissional é um modelo que tem etapas onde a equipe vai pensar nas mudanças que desejam para instituição; quais atividades, tarefas, práticas ou competências profissionais que contribuem para meta; desenhar as atividades educacionais para cada ação, em contexto prático próximo e pensar no conteúdo informacional que subsidiará as atividades e portanto, as ações”, explica.

Segundo Nayara Lima, a oficina de mapeamento de ações é uma proposta para dar inicio ao planejamento de uma ação educacional. “É especialmente útil durante a fase de análise das necessidades educacionais e definição de objetivos. A oficina é coordenada por um desenhista instrucional e todos os convidados participam de discussões mediadas e atividades colaborativas para fazer o mapeamento”, afirma.

Durante a oficina, a equipe UNASUS-UFPI interagiu com a palestrantes respondendo as seguintes perguntas: o que pretendemos alcançar com essa inciativa?; Qual a visão ou o sonho compartilhado neste curso?; O que queremos mudar no mundo? E Para quê essa capacitação.

Sobre o curso

O curso pretende promover a qualificação e instrumentalização de profissionais da Atenção Primária à Saúde para o atendimento e acompanhamento ao pré-natal de qualidade, além de identificar e estratificar gestantes, realizando e melhorias das ações voltadas a saúde da gestante e da criança.

A Coordenadora Executiva da UNASUS-UFPI, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros explica que o objetivo do novo curso. “A qualificação ainda está em fase de criação, mas nós pensamos em módulos com conhecimentos multidisciplinares que vão preparar os profissionais a desenvolver um trabalho de assistência ao pré-natal, bem como, prepara-los para uma identificação precoce da gestante de risco para assim realizar um atendimento oportuno e a estratificação correta das gestantes “, explica.

No curso serão abordados assuntos relacionados à hipertensão e Eclampsia, manejo da hemorragia, Função renal – Infecção Urinária, ficha de estratificação de risco e obesidade gestacional. 

Participaram da oficina a Coordenadora Executiva da UNASUS-UFPI, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros; a Coordenadora Adjunta da UNASUS/UFPI, Profa. Dra. Salete Maria Cipriano da Rocha Brito; a Profa. Dra. Zulmira Lúcia Oliveira Monte, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade UNASUS-UFPI; Coordenadora de Material Didático do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UNA-SUS/ UFPI, Ms. Lídia Moura Fé e outros pesquisadores convidados.

Fim do conteúdo da página