Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pró-Reitoria de Extensão promove reunião sobre o Programa de Educação Tutorial (PET)

Nesta tarde de quarta-feira (3), aconteceu no prédio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí (PREX/UFPI), a reunião sobre o Programa de Educação Tutorial (PET). O evento teve como objetivo reunir os Estudantes e Tutores para discutir sobre as questões do programa.

Estiveram presentes na reunião, a Gestora Nacional do PET, Luana Carvalho e o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Tutor e agora atual Presidente do Comando Local de Acompanhamento e Avaliação do PET CLAA, Prof. Dr. Otacílio Mota e além dos Estudantes e Tutores do programa.

13874967 1151980928187818 2059376339 n 1
Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Para o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante é importante à presença da Gestora Nacional para os membros do PET esclarecer dúvidas. “É muito oportuna essa reunião para os Estudantes e Tutores conversarem mais sobre o PET, tirarem dúvidas, principalmente, quando a Gestora Nacional está presente”, Concluiu.

13942403 1151980924854485 1338809778 n
Gestora Nacional do PET Luana Carvalho fala sobre a reunião

A Gestora Nacional do PET, Luana Carvalho fala sobre a reunião ser um momento importante para o melhor entendimento do programa. “Os membros têm várias dúvidas em relação a algumas regras do sistema e sempre procuram uma compreensão melhor do programa e essa reunião é muito importante para que possamos esclarecer e ter um contato direto com os participantes do PET”, frisou.

13936593 1151980934854484 992448557 n
Prof. Dr. Otacílio Mota Presidente do CLAA

O Tutor e agora atual Presidente do Comando Local de Acompanhamento e Avaliação do PET CLAA, Prof. Dr. Otacílio Mota, explicou a importância do CLAA no PET. “O CLAA desenvolve um papel importante, ele é um interlocutor entre instituição e o MEC, nós que levamos todas as demandas e situações que ocorrem no PET. Outro papel importante que realizamos, são as organizações dos eventos do programa. Em 2017 teremos o Encontro Nordeste do PET em 2017, que geralmente congrega mais de mil pessoas e tem como objetivo discutir os pilares da universidade que são ensino, pesquisa e extensão, o CLAA apoia eventos como esse”, completou.

13883916 1151980941521150 1690763931 n
Estudantes Luciana Oliveira e Romulo Randell Represetantes do PET.

A Estudante de Pedagogia, Luciana Oliveira fala sobre a importância do programa na sua vida acadêmica. “O PET é importante tanto para a nossa Graduação quanto para o eixo: ensino, pesquisa e extensão. É um programa completo que proporciona experiências diferenciadas de viagens e produções cientificas que eu, como estudante de Pedagogia, não poderia ter como ‘Petiana’. Tudo isso é muito importante para nossa graduação”, concluiu.

O PET

O PET é um programa do Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. A UFPI possui efetivamente nove PETS, cinco no Campus de Teresina, um em Floriano, Picos, Parnaíba e outro em Bom Jesus.