Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra Internet das Coisas e Mobilidade em Saúde
Início do conteúdo da página

Coordenadora do Curso de Enfermagem de Floriano participa do Programa Hora do Enem, da TV Escola

Imprimir
Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 17h25

A Professora Dra. Jardeliny Corrêa, Coordenadora do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, foi uma das convidadas do Programa Hora do Enem, da TV Escola, que teve como tema universidades e carreiras. A edição foi publicada no dia 13 de dezembro de 2018.

entrevista hora do enem20190107171427

Coordenadora de Enfermagem foi convidada para falar sobre o curso 

Durante a entrevista, a professora explicou o que é a Enfermagem, a diferença entre ela e a Medicina e destacou diversos aspectos da área. “A Enfermagem é uma ciência, uma disciplina do cuidado de pessoas em adoecimento ou em pessoas saudáveis, que busca na assistência esse cuidado direto ao indivíduo. Já a Medicina tem mais o foco de curar, de diagnosticar qual o problema que o paciente tem para a partir disso prescrever uma medicação para este paciente. A Enfermagem por sua vez vai cuidar na administração desse medicamento, fazendo a avaliação do paciente para que a partir dessa avaliação o profissional médico também possa seguir a terapêutica que foi recomendada inicialmente”.

Em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia os cursos com conceitos que vão de 1 a 5, a coordenadora destacou que o curso atingiu a nota 5. “Na última avaliação do ENADE nós conquistamos a nota 5, foi um processo que precisou envolver professores e alunos para que esta nota pudesse ser atingida. Além disso, há uma avaliação constante de como acontece esse processo de ensino-aprendizagem dos alunos para que quando eles cheguem na época da avaliação possam ser exitosos na realização da prova. Há também uma capacitação contínua dos professores, com realização de encontros pedagógicos ao final de cada semestre, e no último Enade os alunos participaram de curso promovido pela Instituição junto com a coordenação do curso e outros professores para que fossem capacitados para a prova”, afirmou.

entrevista hora do enem 220190107171926

A nota atrai muitos alunos de outros municípios do Piauí e de outros estados. Como conselho para aqueles alunos que pensam em sair de um grande centro e ir para o interior do estado do Piauí para fazer o curso de Enfermagem, a professora destacou que o curso atualmente possui três laboratórios de prática, de simulação básica, e também o laboratório de simulação avançada, onde é possível simular a realidade vivenciada no cotidiano da Enfermagem.

Outro ponto destacado na entrevista foi o resultado da pesquisa realizada por uma aluna do curso em seu trabalho de conclusão de curso, que avaliou a taxa de empregabilidade dos egressos do curso de Enfermagem do Campus de Floriano. O estudo constatou que essa taxa é de aproximadamente de 60%, superando a média nacional, o que significa que os alunos que se formam em Enfermagem no CAFS/UFPI possuem uma possibilidade maior de adentrar no mercado de trabalho.

entrevista hora do enem 320190107172313

Professora destacou aspectos como o mercado de trabalho atualmente

E em relação ao mercado de trabalho, a coordenadora explicou que nos últimos anos tem crescido muito, levando em consideração três fatores: a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente com a instituição do Programa Saúde da Família, hoje conhecido como Estratégia Saúde da Família; o crescimento da população, que além disso tem se tornado mais envelhecida, o que infelizmente leva ao aumento do número de doenças crônicas não transmissíveis, fazendo com que essas pessoas busquem mais os serviços de saúde; e o terceiro fator é a ascensão social, que fez com que parte significativa da população aderisse mais aos planos de assistência à saúde, aos planos privados, favorecendo o aumento de mercado de trabalho no setor privado.

Acesse a entrevista na íntegra aqui

Fim do conteúdo da página