Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

WhatsApp Image 2018-12-03 at 18.00.25.jpeg

"Ciência para a Redução das Desigualdades” este foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) que encerra na próxima terça-feira, 04 de dezembro, no Piauí. Com o título “Piauí, terra querida, Filha do Sol do Equador”, a SNCT 2018 se despedirá da comunidade acadêmica e sociedade no Auditório Afonso Sena (CCN) da Universidade Federal do Piauí, a partir das 08h, com uma celebração dedicada a divulgar à população a importância da ciência para o desenvolvimento de um país sólido e próspero.

Estarão presentes na conferência de encerramento os representantes da UFPI; do IFPI; da UESPI; Fiocruz/PI; da Embrapa Meio-Norte, da FAPEPI; da FADEX; Sebrae/PI; Seduc/PI; Sedet/PI que juntos realizaram ações e articulações necessárias durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Piauí.

O Professor Pedro Morais Salgueiro Teixeira de Abreu estará presente no evento destacando a experiência da divulgação de Ciência pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas com suporte da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva de Portugal. Ele é professor auxiliar com agregação no Instituto Superior Técnico, onde leciona as disciplinas de Mecânica e Ondas e Eletromagnetismo e Ótica e faz também investigação nas áreas de física de altas energias e astropartículas.

As Dras. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI), Maria Conceição Soares Meneses Lage (UFPI), Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes (IFPI) e Teresa Herr Viola ( EMBRAPA), debaterão sobre as Experiências Brasil e Portugal como propostas para atrair jovens as fronteiras do conhecimento.

Confira a programação aqui.

Ciência é para a redução das desigualdades!

Segundo o Coordenador Geral do evento, Prof. Dr. Anderson Nogueira Mendes, a melhor maneira de erradicar a desigualdade na acessibilidade, educação, saúde e na discrepância salarial é investindo na ciência. “A ciência é capaz de alavancar qualquer país em todos os pilares que sustentam uma nação. Com a ciência melhoramos o ensino e promovemos uma educação de qualidade. Com ciência ofertamos tecnologia para melhoria na saúde e adequamos o que denominamos de acessibilidade. Com ciência capacitamos à população e diminuímos a discrepância salarial. Com ciência nos tornamos conscientes de nossa pátria pode ser uma potência de fato no mundo e não apenas um país em desenvolvimento”, explica.

De acordo com Anderson Mendes, o Brasil está declinando para um dos maiores atrasos científicos de sua história. “Vemos redução brusca nos recursos para pesquisa e inovação. Em 2018, temos um o orçamento previsto para Ciência e Tecnologia inferior a $ 1 bilhão de dólares. Nada melhor do que usar essas informações para discutir a desigualdade. Como cientistas e pesquisadores não deixaremos de lutar pela qualidade na educação e ciência, pois ciência é a base para a educação de qualidade. Ciência é a pedra fundamental para redução da desigualdade. E é por isso precisamos utilizar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia para refletir sobre o conhecimento agregado à ciência para reduzir a desigualdade, mas também para elevar e alavancar de vez o Brasil”, finaliza.