Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais
Início do conteúdo da página

UFPI realiza Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Roda.jpg

A Universidade Federal do Piauí ((UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), realizará o evento Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais nos dias 29 e 30 de Novembro de 2018, no Auditório Noé Mendes (CCHL). A finalidade da atividade é proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento tradicional e o científico. Participarão desta atividade as quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, Povos do Cerrado, Povos de Terreiro, oleiros, ribeirinhos, Profetas da Chuva, brejeiros, Tambor de Criola e capoeira.

É uma realização do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI, em parceria com o Movimento Interestadual das Quebradeira de Coco Babaçu - MIQCB. Tem como objetivos: promover o diálogo entre os artífices do conhecimento tradicional e científico; favorecer o desenvolvimento da ciência por meio da vivência com os povos e comunidades tradicionais; contribuir para o reconhecimento dos saberes tradicionais e o respeito aos seus detentores, promovendo a erradicação de todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância e ajudar na criação e aprimoramento das ações e politicas públicas que promovam o reconhecimento e a inclusão das populações tradicionais.

A programação é constituída de conferência, rodas de conversa, grupos de discussões e momento de vivência. Haverá, ainda, uma feira com produtos confeccionados pelos povos e comunidades tradicionais. De acordo com a professora Carmen Lúcia Silva Lima, Coordenadora Geral da Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais, o evento “é um momento importante de diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico. Representa o reconhecimento e a valorização de saberes diversos e eficazes para a preservação da natureza e da vida dos seres humanos”. Helena Gomes da Silva, Coordenadora Regional do MIQCB,  afirma que a iniciativa  “é uma importante parceria com a UFPI que vai trazer novas possibilidades para os povos e comunidades”.

Inscrições aqui.

Informações na página do evento no Facebook ou pelo telefone: (86) 3227-2239.

Fim do conteúdo da página