Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Filosofia comemora destaque em Ranking da Folha de São Paulo

Curso de Filosofia comemora destaque em Ranking da Folha de São Paulo

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.50.43.jpeg

O Departamentodo Curso de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebrou na última segunda-feira (19), o destaque nacional que obteve no recente Ranking da Folha de São Paulo (RUF/2018). Segundo a avaliação, o curso conquistou a 11° colocação, tornando-se o melhor Curso de Filosofia das regiões Nordeste, Norte, e Centro-Oeste. Em nível nacional ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, foi o curso que obteve melhor pontuação dentre todos os cursos avaliados na UFPI.

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.50.39.jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas e parabenizou à todos que fazem o curso: professores, coordenadores e estudantes. “Quero parabenizar a todos vocês por conseguirem, mesmo com dificuldades, realizar um trabalho tão bom e reconhecido nacionalmente”, disse.

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.50.39 (2).jpeg

Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait

O Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Prof. Dr. Carlos Sait, ressaltou que é importante comemorar, principalmente em função do atual cenário econômico, cortes de verbas e financiamento da educação. “Nesse momento é importante comemorar, mas festejar lembrando que a Filosofia, atualmente, tem uma história e uma obrigação e preocupação de chegar ao estágio de excelência”, disse.

O Departamento de Filosofia é composto por um quadro docente qualificado de doutores, alguns com pós-doutorado, e outros atualmente em estágio pós-doutoral, o que mostra a permanente dinâmica de qualificação profissional no Curso. No que diz respeito à docência, os temas explanados em aula são diversificados e relevantes para o debate filosófico contemporâneo.

No quesito pesquisa, tanto individual quanto coletivamente, o Curso tem produzido num bom ritmo em periódicos de peso relevante na CAPES, organizado bons eventos, dinamizado os grupos de pesquisa na Graduação e na Pós. Conta ainda com dois mestrados em Filosofia, um acadêmico (PPGFIL) e outro profissional (PRO-FILO). Inclusive, o PPGFIL obteve nota quatro (04) na recente avaliação da CAPES, estando legitimado a pleitear um Doutorado.

No que concerne à capacidade de inserção, os discentes que se formam no Departamento de Filosofia e na Pós, se aproveitam bem os estudos e oportunidades acadêmicas, saem bem preparados e ingressam no mercado de trabalho. Portanto, diante deste bom ranqueamento, é necessário avaliar com a comunidade acadêmica docente e discente do nosso Curso, o que tem dado certo e o que precisa melhorar para, assim, continuar rumando à excelência.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.50.39 (3).jpeg