Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Biblioteca Carlos Castello Branco inaugura Laboratório de Acessibilidade e Inclusão

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, agora conta com um Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), com recursos especiais para atender alunos com deficiência, inaugurado no último dia 20 de novembro.

No LACI são disponibilizados computadores, notebooks, teclado colmeia, que incorporado ao teclado comum dá mais acessibilidade a pessoas com dificuldade motora; a linha braile, equipamento que transforma textos do computador em braile; software que converte textos em ondas sonoras; a máquina de escrever em braile, scanner, entre outros.

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.41.24.jpegReitor José Arimatéia Dantas Lopes durante inauguração do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFPI

O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão iniciou suas atividades no dia 29 de outubro, em caráter experimental, para conhecer a demanda de usuários. Conta com o apoio de 13 bolsistas da Bolsa de Incentivo a Atividades Socioculturais e Esportivas (BIASE/PRAEC), que além do atendimento ao público-alvo da educação especial também colaboram com a adaptação de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis.

Com o intuito de atender e incluir a todos os estudantes na Universidade também estão sendo construídos caminhos com pavimento tátil pelo campus. São faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de alunos com deficiência visual e cadeirantes. Uma das rotas pavimentadas também dá acesso à Biblioteca Central. “Nós estamos priorizando a acessibilidade, porque é necessário. Esse é mais um passo que damos no sentido de buscar melhorar a acessibilidade na Universidade”, declarou o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí.

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.41.24 (1).jpegInstalações do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI) durante sua inauguração

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Adriana Paiva, reafirma que “temos compromisso em buscar a melhoria da acessibilidade dos nossos estudantes porque é um direito. E é dever nosso lutar e buscar essas condições”.

O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão, localizado na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, está disponível para uso estudantil e da comunidade em geral, de segunda a sexta no horário de 8h às 18h.