Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus Bom Jesus promoverá I Mostra Científica de Estatística

Campus Bom Jesus promoverá I Mostra Científica de Estatística

WhatsApp Image 2018 10 17 at 11.40.41 220181031084944

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI-CPCE), em Bom Jesus, estará promovendo a I Mostra Cientifica de Estatística (I MCEst), um evento técnico-científico importante para o setor educacional multiprofissional, recebendo palestrantes de outros estados da região Nordeste e caravanas de participantes do Estado do Piauí. O I MCEst acontecerá no dia 22 de novembro de 2018.

O Campus Professora Cinobelina Elvas/UFPI possui atualmente seis cursos de graduação e três programas de pós-graduação, além dos cursos técnicos oferecidos pelo Colégio Técnico de Bom Jesus. Em todos os níveis da educação existentes na instituição tem-se percebido o aumento do número de pesquisas científicas e projetos de extensão desenvolvidos por docentes e discentes, e consequentemente, o aumento da demanda de auxílio no planejamento, análise e interpretação dos dados gerados nestes trabalhos.  Entretanto, apesar de uma diversidade de métodos e testes estatísticos à disposição dos pesquisadores, independente da área do conhecimento, a maioria os utiliza de modo incorreto ou não utilizam, desvalorizando ou mesmo levando a interpretações equivocadas de seus dados.

Outra dificuldade observada está relacionada à estatística como sendo uma disciplina básica ofertada nos primeiros semestres dos cursos de graduação, com isto, nota-se uma dificuldade dos alunos em aliar a teoria com a prática aplicada a sua área de conhecimento.

Desta forma, considerando a multidisciplinaridade da estatística, o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão – NPE³M sediado no Campus Professora Cinobelina Elvas, propõe realizar a I Mostra Científica de Estatística - MCEst 2018. O evento será uma atividade integrada com os alunos das disciplinas de estatística experimental do semestre 2018.2., desafiando-os a realizar o planejamento, execução e análise de experimentos em suas respectivas áreas de conhecimento e apresenta-los em forma de resumo expandido.

Além dos alunos matriculados nas disciplinas, todos os professores e alunos interessados serão convidados a participar da mostra apresentando resultados de pesquisas realizadas no Campus. A I MCEst 2018 será portanto um momento de socialização e discussão entre alunos e professores sobre a estatística no contexto da pesquisa científica.

Maiores informações e inscrições no site do evento: https://sites.google.com/ufpi.edu.br/mcest2018.