Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências da Natureza realiza aulas de campo
Início do conteúdo da página

Curso de Ciências da Natureza realiza aulas de campo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

No período de 21 a 23 de setembro, o Curso de Ciências da Natureza da UFPI realizou três aulas de campo por meio da disciplina “Ensino de Ciências em Ambientes não Escolares”, ministrada pelo Prof. Rômulo Fontenele. A metodologia de pesquisa é o “estudo do meio”, na qual o professor e os alunos visitam lugares para ter experiências com a natureza, as pessoas das comunidades, seus aspectos ambientais, ecológicos, econômicos, sociais, históricos, artísticos, paisagísticos e culturais, com fins de conhecer a realidade do patrimônio natural e cultural desses espaços educativos não formais, onde a vida e a história cultural de um povo acontecem. 

 

saída viagem campo.jpg

Iniciou no dia 21.09.2018, com saída às 8:00 horas do Espaço Rosa dos Ventos.

                          Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

 

Aula de Campo 1: Visita à Mina de Ametista de Batalha-PI, em 21.09.2018

       No primeiro dia, ocorreu a Visita à “Mina de Ametista” do Riacho da Zuada, que fica localizada a cerca de 140 km ao norte de Teresina, na cidade de Batalha-PI. A mina movimentou a produção dessa pedra preciosa no Piauí desde o início do século XX até a década de 1990. Hoje é um registro das riquezas minerais de nosso Estado, localizada em uma área de cerrado ainda conservada.

 

 

foto 2.jpg

Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Na mineralogia, a ametista é uma variedade gemológica do quartzo, de coloração roxa ou púrpura que se deve à presença de ferro bivalente (Fe2+), comumente usada como pedra preciosa e ornamental. Na mina em Batalha é muito comum ainda encontrar ametistas no solo próximo à mina.

 

foto 3.jpg

                           Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Na volta da Mina de Ametista, fizemos uma parada para abastecer os cantis na casa do Seu Inacinho e da Dona Maria, moradores da velha guarda da cidade de Batalha.

 

foto 4.jpg

                          Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

 

               Aula de Campo 2: Visita ao Delta do Parnaíba, em 22.09.2018.

O Delta do Parnaíba é uma das mais belas paisagens do mundo, localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, sendo a cidade de Parnaíba-PI seu portal de acesso. O Delta do Piauí, em mar aberto, é um fenômeno natural que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. É uma mão aberta, cujos dedos representam a Barra de Tutoia, a Barra do Caju, a Barra do Igaraçu, a Barra das Canárias e a Barra da Melancieira, com ramificações de igarapés que formam um santuário ecológico importantíssimo para a sobrevivência das espécies nos manguezais, assim como das comunidades humanas ribeirinhas, por ser fonte de alimentos e pelo turismo sustentável na região.

       Além do patrimônio natural do delta, como o mangue vermelho, os caranguejos, as tartarugas e cavalos marinhos, o peixe boi e o camurupim, os macacos pregos e guarás, as comunidades apresentam um rico patrimônio cultural com história de povos antigos e atuais, sambaquis e sítios arqueológicos, artesanato, pesca, culinária, danças e folclore.

foto 5.jpg

               Fonte: http://deltarioparnaiba.com.br/delta-parnaiba-historia/

Nos igarapés do Delta, navegamos de barco com o Seu Sebastião, que nos levou para ver pequenas e grandes ilhas a partir do Porto de Tatus, localizado na Ilha Grande de Santa Izabel. De lá, fomos navegar o Parnaíba e conhecemos a foz do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, que forma a Baía das Canárias e a Ilha dos Poldros. Tivemos contato com o manguezal, com sua rica diversidade de aves, macacos, peixes, além dos pescadores e catadores de caranguejo. Nas fotos, o embarque no Porto de Tatus, visita aos igarapés e a Ilha dos Poldros, na foz do Parnaíba, encontro com o Atlântico.

 

foto 6.jpg

     Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

      

foto 7.jpg

 

      Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

No dia 22 de setembro, visitamos a sede do Projeto Tartarugas Marinhas, no SESC Praia em Luís Correia-PI, onde tivemos uma aula sobre a conservação das espécies que desovam no litoral do Piauí.

  

foto 8.jpg

   Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Finalizamos o segundo dia na Praia de Macapá-PI, onde foi possível contato com o ambiente marinho e a observação de espécies de vertebrados e invertebrados, além de algas, bem como o efeito de mudanças climáticas que ocasionam o avanço do mar sobre a comunidade de Macapá, cuja vila mais antiga foi engolida pelo mar, que continua avançando sobre as barracas e casas. O forte desta região é o turismo esportivo sustentável baseado na prática do Kitesurf.

 

foto 9.jpg

Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Aula de Campo 3: Visita ao Parque Nacional de Sete Cidades, em 23.09.2018.

No dia 23 de setembro, domingo, retornamos do litoral do Piauí para visitar o Parque Nacional de Sete Cidades, situado nos municípios de Piracuruca e Brasileira, no Piauí. Ele possui uma área de 6.221,48 ha, com um perímetro de 36 Km. A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade. Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d`arco e a embaúba (ICMBIO, 2018).

       O PARNA de Sete Cidades preserva um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, com monumentos geológicos e nascentes que brotam do semiárido do Piauí. As formações rochosas são monumentos naturais com até 190 milhões de anos e formam sete conjuntos nomeados de “Sete Cidades”.

 

foto 10.jpg

 

                      Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

    

Grupos indígenas como os Tupi, Caraíbas e Tapuias povoaram a bacia do Rio Parnaíba no Piauí, como os dos índios Tremembés, Aroás, Cupinharões, Tabajaras e Amoipirás, e deixaram pinturas rupestres como testemunho de sua vida na região. A partir de 1710, ocorreram lutas entre colonizadores portugueses e indígenas piauienses nas quais muitos morreram, mas há descendentes vivos destes povos indígenas, o que contrasta com o mito da extinção dos índios no Piauí.

 

foto 12.jpg

 

foto 11.jpg

   Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Os sítios arqueológicos com pinturas rupestres dão testemunho destes povos do passado e de outros, em seus mistérios de cidades encantadas e extraterrestres. A maior parte das pinturas se encontram na Segunda Cidade, com vários registros de palmas de mãos, o que é um forte indicativo de pinturas indígenas, incluindo-se a mais famosa delas, no Sítio da Mão dos Seis Dedos. Nesta cidade se encontra ainda o Arco do triunfo, a Biblioteca e o mirante. Na sexta cidade encontramos a Pedra da Tartaruga, uma das famosas atrações do parque.

foto 13.jpg

     Fonte: Dados da Viagem de Campo (2018)

Fim do conteúdo da página