Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do 1º Ciclo de Palestras da PREXC

Abertura do 1º Ciclo de Palestras da PREXC

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), iniciou nesta quinta-feira (20), o 1º Ciclo de Palestras da PREXC, com o tema "Curricularização da Extensão na UFPI". O evento, que acontece hoje e amanhã (21), tem como objetivo fortalecer a extensão universitária através de palestras que abordarão temas voltados para a ampliação, intensificação e consolidação de ações extensionistas.

O principal objetivo do evento é promover a reflexão e o debate sobre as possibilidades e as estratégias necessárias para a inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFPI, considerando a Meta do Plano Nacional de Educação (2011-2020) de incorporação na estrutura curricular dos cursos de, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares em atividades de extensão nas Instituições de Ensino Superior.

Aproveitando a experiência de outras instituições de ensino, em especial a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão estabelecidos diálogos com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFPI) sobre caminhos a serem traçados e com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFPI) sobre ajustes necessários e viáveis nas matrizes curriculares no sistema SIGAA.

DSC 1860I Congresso Brasileiro Médico Acaêmico 20180920122928Realização do 1º Ciclo de Palestras da PREXC

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI e membro da comissão organizadora do evento, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, incluir atividades de extensão universitária nas grades curriculares é lutar por uma formação profissional voltada para o cidadão consciente de sua responsabilidade social e por uma concepção de extensão na qual suas ações não se restringem à atender apenas ao público interno das universidades, mas obrigatoriamente estabelecer diálogos com os outros setores da sociedade, principalmente aqueles de maior vulnerabilidade social.

cleania prexcc.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura,  Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI) conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) que dispõe de 235 bolsas para concorrência geral e mais 40 bolsas para Orquestra e Coral para alunos que fazem parte de Projetos de Extensão. "Mesmo com todas as dificuldades econômicas que o país enfrenta, estamos fazendo uma gestão que nos coloca em uma posição relativamente confortável. Não temos dívidas e seguimos apoiando atividades essenciais para a formação dos nossos estudantes", Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

reitor prexc20180920155637

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

A abertura do 1º Ciclo de Palestras da PREXC contou com apresentação de parte da Camerata Sócio Educativa Professor Emmanuel Coelho Maciel, um dos projetos de extensão da Universidade.

DSC 1855I Congresso Brasileiro Médico Acaêmico 20180920122611            Apresentação da Camerata Sócio Educativa Professor Emmanuel Coelho Maciel

Programação do 1º Ciclo de Palestras da PREXC

20/09/2018

14h às 17h30 - Mesa redonda: Curricularização da Extensão na UFPI: perspectivas e desafios

Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva - Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI.

Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira - Coordenador de Extensão da CFOPS/PREX/UFPI.

Profa. Dra. Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira - Coordenadora de Currículo da PREG/UFPI.

Prof. Dr. Ricardo de Andrade Lira Rabelo - Superintendente de Tecnologia da Informação - STI/UFPI.

21/09/2018

8h30 às 11h30 e 14h às 16h - Oficina: Implementação da Extensão nos currículos dos cursos de Graduação da UFPI

Profa. Ana Inês Sousa - Universidade Federal do Rio de Janeiro

16h às 17h30 - Plenária Final

Público: docentes, em especial os Coordenadores dos cursos de graduação, discentes e técnicos administrativos da UFPI e docentes de outras Instituições de Ensino Superior interessados na temática.