Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, UFMA e Universidades Federais do Norte do país recebem Navio Ciências do Mar II

UFPI - Ciencias do Mar II - Renan Marques - São Luis 14082018.jpg

Navio Ciências do Mar II

SÃO LUIS – Aconteceu, na última terça-feira (14/08/2018), na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera, em São Luís (MA) a entrega do Navio Ciências do Mar II, que servirá como laboratório para cursos ligados à área de ciências do mar, atendendo alunos, professores e pesquisadores de Universidades Federais do Piauí, Maranhão e da região Norte do Brasil. A entrega da embarcação foi realizada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil. Assinaram o termo de doação do navio o ministro da Educação, Rossieli Soares, e as reitoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral.

UFPI - Ciencias do Mar II - Renan Marques - Ministro MEC e Reitores - São Luis 14082018.jpg

Cleuza Maria Sobral (FURG), Nair Portela (UFMA), Rossieli Soares (MEC), José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI) e Marcel do Nascimento Botelho (UFRAM)

Na solenidade estiveram presentes o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, o Diretor do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), Alex Marinho, o Coordenador do Curso de Engenharia de Pesca da UFPI, Cezar Augusto Freire Fernandes e as professoras Michelle Pinheiro Vetorelli, Carla Suzy Freire de Brito e Francisca Edna de Andrade Cunha. Também participaram do ato os reitores Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA), Marcel do Nascimento Botelho (UFRAM), Guida Aquino (UFAC), a vice-reitora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Florisbela de Arruda Câmara, a pró-reitora de gestão administativa da UFPE, Niedja Paula Albuquerque, professores, técnicos, alunos, colaboradores da UFMA e integrantes da Marinha.

UFPI - Ciencias do Mar II - Renan Marques - Reitores e Ministro - São Luis 14082018.jpg

Reitores, Ministro da Educação e demais autoridades prestigiaram a solenidade de entrega do Ciências do Mar II

Após a assinatura do termo, as autoridades realizaram o descerramento da placa, realizaram o batismo do Ciências do Mar II com a tradicional quebra de um champanhe no casco do navio e fizeram visita às instalações.

Para o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, "esse navio irá atender os cursos da área de Ciências do Mar das universidades públicas brasileiras, não apenas federais, e no caso da UFPI, irá atender os estudantes do curso de Engenharia de Pesca do campus de Parnaíba, da futura Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Foi uma alegria participar desta entrega, juntamente com o Diretor do Campus de Parnaíba e alguns professores do curso, para testemunharmos e celebrarmos este evento, que tem um grande significado, uma vez que este navio irá propiciar aos estudantes as ferramentas necessárias para realizar as pesquisas em alto-mar. Posso até afirmar, na minha opinião, que o navio-escola para o curso de Engenharia de Pesca é quase tão importante quanto o hospital para o curso de Medicina. Esse navio irá nos dar condições de formar profissionais muito mais preparados e competitivos, em nível de profissionais de qualquer universidade do Brasil e do mundo". Segundo o Diretor do Campus Ministro Reis Velloso, “este navio-laboratório vai colocar o curso de Engenharia de Pesca em outro patamar de ensino, já que as aulas práticas pesqueira, navegação e máquinas e motores necessitam de um instrumento como este navio para alavancar o curso. Além disso serve como um instrumento para fortalecer a pesquisa nas áreas mencionadas”, explicou Alex Marinho.

UFPI - Ciencias do Mar II - Renan Marques - Ministro MEC, Alex Marinho, Arimateia Lopes - São Luis 14082018.jpg

Rossieli Soares (MEC), Alex Marinho, Diretor do CMRV/UFPI e José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI)

O projeto

O Ciências do Mar II faz parte do projeto Laboratórios de Ensino Flutuantes, financiado pelo MEC e executado sob liderança da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que vai colocar em funcionamento quatro laboratórios flutuantes. No total, os investimentos superam os R$ 45 milhões. O primeiro, Ciências do Mar I, foi recebido pela FURG em agosto de 2017, e já atende os estados do Sul. O navio entregue nesta terça vai atender a instituições de ensino e pesquisa do Maranhão, Piauí e dos estados da região Norte, enquanto o terceiro e o quarto se destinarão às universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Fluminense (UFF). A escolha das universidades gestoras foi feita em comum acordo, considerando posições estratégicas e operacionais. O Ciências do Mar II ficará sob responsabilidade e gestão da UFMA, e as universidades irão preparar um planejamento que atenda todas as instituições.

UFPI - Ciencias do Mar II - Renan Marques - Professores Engenharia de Pesca - São Luis 14082018.jpg

Francisca Edna de Andrade, Carla Suzy Freire de Brito, Michelle Pinheiro Vetorelli, Cunha Cezar Augusto Freire Fernandes, professores do Curso de Engenharia de Pesca do CMRV/UFPI

O navio

A embarcação tem capacidade para dezoito pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes, totalizando 26 pessoas. Com um casco de 32 metros de cumprimento, três decks e 12 dias de autonomia para navegação, o navio conta com equipamentos de última geração, servirá como plataforma de pesquisa e facilitará as aulas práticas e a formação dos estudantes e pesquisadores, permitindo o manuseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados.

Inauguração – Em São Luís, o Ministro da Educação, Rossielli Soares, o Reitor da UFPI, José Arimateia Dantas Lopes e os demais reitores também participaram da inauguração do novo prédio da reitoria da Instituto Federal do Maranhão (IFMA).