Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - SAMA > O Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA/PRAEC/UFPI) realiza Simpósio
Início do conteúdo da página

O Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA/PRAEC/UFPI) realiza Simpósio

Imprimir
Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h56

Aleitamento materno nos 1000 dias do bebê: Trans e interdisciplinaridade/saberes e práticas foi tema do Simpósio realizado pelo SAMA no Auditório do Curso de Enfermagem, Campus Universitário da Ininga, Teresina-PI, durante o dia 19 de junho de 2019. Considerando que os primeiros 1000 dias de vida são contados desde o primeiro dia de gravidez até os 2 anos de idade da criança, o Simpósio foi realizado com o objetivo de compartilhar saberes e práticas com técnicos, acadêmicos, representantes étnicos e culturais na construção do conhecimento interdisciplinar com o fim de utilizá-lo para incentivar e induzir a mobilização social em torno da prática do Aleitamento Materno.

 

Simpósio 320191217161348

Equipe Sama e Convidados

A iniciativa partiu do SAMA/UFPI que, diante da necessidade de mobilizar mulheres estudantes e trabalhadoras da UFPI para a prática da amamentação, reuniu profissionais de diversas áreas para debate e criação de consenso baseado no conhecimento acadêmico, popular, experiências profissionais e diretrizes orientadas pelos organismos nacionais e internacionais, assim como mobilização para o acesso às políticas públicas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS.

Simpósio 120191217161710

Coordenador da CACOM/UFPI Dr.José Ferreira Junior, AS. Justina Cutrin (PRAEC) e  Dra. Laureni Dantas (SAMA/UFPI) 

Constitui-se em um benefício da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) por meio da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CACOM). O SAMA está qualificado para atender e promover apoio às mulheres em amamentação (nutrizes) sobre como proceder para manter a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até dois anos ou mais de forma segura, mesmo tendo que ficar longe do bebê enquanto realiza suas atividades acadêmicas e laborais. Quanto mais leite materno é retirado, mais leite será produzido pelo organismo da mulher. Para isso o SAMA capacita a mulher na ordenha, estocagem e armazenamento do leite materno. Possui duas cabines de amamentação, apoio e supervisão técnica. É certificado pelo Ministério da Saúde (MS) e sua instalação foi fundamentada pelas normas da ANVISA/MS. Está localizado no SG11/Bloco Enfermagem-Nutrição (Teresina-PI) com atendimento diário de 14 às 18 horas, além de realizar busca ativa e visita domiciliar.

O segundo momento do Simpósio foi baseado na questão problematizadora: Quais as medidas e atitudes que contribuem para o sucesso do Aleitamento Materno? Para responder este questionamento houve discussão, reflexão e troca de saberes para o planejamento das ações de educação para a saúde que serão realizadas durante o AGOSTO DOURADO 2019, instituído pelo Ministério da Saúde. Criado desde a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017 foi estabelecido pelo Congresso Nacional Brasileiro (Lei 13.435/17) o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado, que celebra o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Dentre os participantes contribuiram com a temática  Msc. Vanessa Maria Moura Paz (Nutricionista, Coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa,Teresina-PI), Profa.  Msc. Amanda Lúcia Barreto Dantas, (Enfermeira UFPI e Membro do Comitê de Mortalidade Materna e na Infância (SESAPI), Helen Tyciane Santana Gomes (Enfermeira, coordenadora do SESC SAÚDE-PI), Dra. Ivanilda Sepúlveda Gomes (Enfermeira UFPI), Jackeline Barguil (Fisioterapeuta, Consultora em Amamentação), Silvia Araújo ( Odontóloga UFPI),  Larissa Emérito (Nutricionista) e a Dra. Laureni Dantas de França (Odontóloga UFPI / Sanitarista) coordenou o evento. 

 

 

Fim do conteúdo da página