Página inicial > Últimas Notícias - SAMA > Serviço de Apoio à Amamentação: inauguração na UFPI

Serviço de Apoio à Amamentação: inauguração na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitário (Praec), dia 16/03/2018, inaugurou o Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA), situada no SG 11 do Bloco de Enfermagem/Nutrição, no Campus Ministro Petrônio Portela no Planalto Ininga em Teresina-Piauí.

O SAMA é um benefício da  Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), órgão da PRAEC.  Está voltado para promover apoio às mulheres estudantes e trabalhadoras da UFPI. A expectativa é que a iniciativa contribua para a melhoria dos indicadores de aleitamento materno ao promover a permanência da amamentação enquanto as nutrizes desenvolvem suas atividades acadêmicas e laborais.

O SAMA possui uma sala de coleta de Leite Humano, com ambiente acolhedor, tranquilo e confortável. Adequado à coleta, ao armazenamento e estocagem do leite materno com segurança e qualidade, apresenta-se favorável ao reflexo da descida do leite, ao tempo em que permite a acomodação da nutriz ( estudante e trabalhadora) sem interrupções e interferências externas, propiciando a privacidade à mulher. O SAMA está certificado pelo Ministério da Saúde (Brasil). Trata-se de uma ampliação da Estratégia "Mulher que Trabalha e Amamenta" para atendimento da estudante da UFPI.

Estiveram presentes o Magnífico Reitor Professor Dr. Arimatéia Dantas Lopes, Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, Pró-Reitora da PRAEC Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, Coordenadora da CACOM, Profa. Dra. Josie Haidée Lima Ferreira Paranagua, Coordenadora de Estágios da UFPI, Profa. Dra. Maria Rosália Ribeiro Brandim,  Coordenação do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do estado do Piauí (CRE-BLH) Vanessa Paz, diretor técnico da Maternidade Dona Evangelina Rosa (BLH-MDER), Dr. Marcos Bittencourt, representantes do Governo do Estado na Saúde, dentre eles a Coordenadora de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno da Secretaria da Saude do Estado (SESAPI), Maria da Consolação Nascimento, diretor técnico da Maternidade Dona Evangelina Rosa (BLH-MDER), Dr. Marcos Bittencourt e Dra. Laureni Dantas de França responsável técnica do SAMA/UFPI. Estudantes universitários e os setores docentes e técnicos participaram do evento. A expectativa é que a iniciativa contribua para a melhoria dos indicadores de aleitamento materno no Estado do Piauí.

Outras publicações sobre o assunto: Rede Global de Bancos de Leite Humano (FIOCRUZ).

Coordenação de Atenção à Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno

Maria da Consolação Nascimento