Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQ > UFPI realiza 26º edição do Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

UFPI realiza 26º edição do Seminário de Iniciação Científica

Imprimir
Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 15h44

sociais01

A 26ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPI será realizada entre os dias 08 e 10 de novembro, no Cine Teatro, Rosa dos Ventos, Espaço Noé Mendes e auditórios do campus. O evento é aberto para todos os graduandos da universidade que desenvolvem atividades de iniciação científica, seja ela com financiamento pelo CNPq, UFPI ou de modo voluntário (ICV).

Segundo o Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ) da UFPI, o tema do XXVI SIC será "A Matemática está em tudo", mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. "A escolha do tema deve-se ao Biênio da Matemática 2017-2018 e por causa de dois grandes eventos que acontecerão no Brasil com este mesmo tema, a Olimpíada Internacional de Matemática e Congresso Internacional de Matemáticos", explica.

De acordo com o Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador Geral de Pesquisa da (PROPESQ), a atividade de Iniciação Científica na UFPI vem crescendo em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo crescente interesse tanto do corpo discente quanto do corpo docente da instituição. “A nossa meta é ampliar o número de grupos e também de núcleos de pesquisa, pois à medida que, aumenta o número de doutores, a tendência é o fortalecimento da pesquisa, essa é a nossa expectativa, que o professor se engaje ou forme seu grupo de pesquisa, para fortalecer a atividade de pesquisa dentro de seu centro, isso é muito importante para o estado do Piauí e para o aluno de graduação tem um papel fundamental, pois é um caminho para a pós-graduação”, avalia.

A realização do Seminário de Iniciação Científica reitera a consolidação das atividades de pesquisa entre os alunos da graduação que possuem financiamento ou que sejam voluntários. “A UFPI possui 268 grupos de pesquisa certificados e em relação às atividades de pesquisa: PIBIC - 210 bolsas são financiadas pela UFPI e 206 pelo CNPQ; PIBIC de ações afirmativas direcionadas aos estudantes cotistas, temos 15 bolsas UFPI e 15 bolsas do CNPQ", explica. 

A 26ª edição do Seminário de Iniciação Científica busca dar estímulo aos estudantes e uma programação que atenda às necessidades básicas dos pesquisadores. Este ano serão ministrados três minicursos direcionados para as áreas de estatística, ética animal e humana e redação científica. “É importante para dar suporte e sustentação à pesquisa para que o aluno consiga um retorno para escrever um artigo científico ou outros trabalhos científicos. O SIC é direcionado para o estudante, apoiado e ancorado com o pesquisador”, finaliza.

O XXVI Seminário de Iniciação Científica é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e objetiva apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC AF, da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Programa Institucional de Bolsas para o Ensino Médio – PIBIC -EM.

Para realizar a inscrição, o estudante deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail: . O assunto do e-mail deverá ser o minicurso escolhido (1, 2 ou 3). Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa pelo telefone: 86 3215-5564.

Confira a programação:

 

MINICURSO

LOCAL

MINISTRANTE (S)/ COORDENADOR

MINICURSO 1:Aspectos básicos da estatística na pesquisa científica

Auditório Afonso Sena – Centro de Ciências da Natureza

Ministrante: Prof. Dr. Carlos Tadeu dos Santos Dias (Universidade de São Paulo)

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Barros Brito (CCN – UFPI)

MINICURSO 2: Escrita de artigos Acadêmicos

Auditório do Centro de Tecnologia

Ministrante: Prof. Dr. Francisco Alves Filho (CCHL – UFPI)

Coordenador: Prof. Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo (CCA – UFPI)

MINICURSO 3:Aspectos Éticos na Pesquisa

Auditório da Farmácia – Centro de Ciências da Saúde

Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa – Coordenador Comitê de Ética em Pesquisa UFPI

Profa. Dra. Ivete Lopes de Mendonça – Coordenadora do Comitê de Ética em Experimentação Animal UFPI

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Santos Rizzo (CCS – UFPI)

Fim do conteúdo da página