Página inicial > Últimas Notícias - PREX > As submissões de propostas de Programas, Projetos, Cursos e Eventos de extensão deverão ser feitas exclusivamente através do módulo de extensão no SIGAA.

Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h05

À Comunidade Acadêmica da UFPI

É com muita satisfação e sentimento de vitória que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI comunica a toda a comunidade acadêmica, o funcionamento do módulo de extensão no SIGAA. Um marco, sem dúvida, na história da extensão da nossa universidade, considerando as dificuldades vivenciadas pelos docentes, discentes e técnico-administrativos extensionistas e pela gestão da PREXC em função da falta deste módulo e considerando, ainda, a luta histórica desenvolvida na instituição pela sua implementação.

A implantação do módulo de extensão possibilitará uma diminuição da burocratização; maior celeridade aos processos; maior visibilidade das ações de extensão; facilidade na comunicação entre docentes, gestores, professores e alunos; maior interação entre os campi e entre as atividades de ensino e pesquisa; facilidade no fluxo de submissões das propostas; facilidade nas atividades de controle da gestão; facilidade no fornecimentos de dados para relatórios e para os órgão controladores e avaliativos; viabilização do processo de implementação das ACEs;  além de potencializar as ações de submissão, monitoramento, certificação e integralização de carga horária do que se faz em termos de extensão na UFPI.

Destacamos, ainda, que com a implantação do Módulo de Extensão no SIGAA, cumprimos, entre outras, as duas metas mais complexas do PDI (2015-2019) da UFPI: a implementação da curricularização da extensão e do Módulo de extensão no SIGAA funcionando inclusive para a curricularização.

O módulo já está funcionando desde o dia 02 de setembro de 2019, com as seguintes atividades:
                  1)      Submissão, avaliação das unidades competentes e cadastro de propostas referentes a Programas, Projetos, Cursos e Eventos de extensão.
                  2)      Implementação da curricularização da extensão para os cursos que já estão com seus PPCs aprovados com o mínimo de 10% de atividades de extensão como componente obrigatório no currículo e implementando.

A PREXC informa, ainda que o módulo necessitará de ajustes, conforme demanda detectada  pelos seus usuários. O trabalho não terminou, muito pelo contrário. Continuaremos com a STI buscando adequações às funcionalidades, junto com o apoio de vocês nos mostrando os problemas em relação ao nível de utilização do sistema.

Em breve estaremos, construindo, junto com a STI, um manual com o objetivo de esclarecer e viabilizar o acesso e o uso dos servidores, alunos e docentes para as diversas ações dentro do módulo, a exemplo como acessar, buscar e submeter as ações de extensão, bem como fluxograma do sistema e outras atividades pertinentes.

Por fim, ressaltamos que as submissões de propostas de Programas, Projetos, Cursos e Eventos de extensão, a partir desta data, deverão ser feitas exclusivamente através do módulo de extensão no SIGAA.

Em caso de dúvidas ou de constatação de falhas no sistema, o usuário poderá registrar um chamado no https://, descrevendo a situação ou entrar em contato por telefone, e-mail ou pessoalmente com a PREXC.

Confira o manual de uso do módulo de extensão do SIGAA - Manual

Atenciosamente,