Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Auditório Prof. Dr. José Adail Fonseca de Castro

Imprimir
Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 10h00

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI, prestará sua homenagem ao professor Dr. José Adail Fonseca de Castro. A referida homenagem ocorrerá por meio da inauguração do auditório do Departamento de Parasitologia e Microbiologia que ganhará o nome deste ilustre profissional. A data do evento será divulgada posteriormente.  

fd6a385efa6911498be7a52196267e8420180228095610

Perfil do Prof. Adail

O Prof. Adail é destas pessoas que nasceram para marcar sua presença entre nós. Oriundo da região sul do estado do Piauí, de extrema pobreza, migrou ainda no início da segunda metade do século XX , para Teresina, onde demonstrou superação, disciplina, determinação, ao dedicar-se aos estudos e conseguir lograr êxito no vestibular de medicina de nossa instituição. Sonho para maioria dos jovens daquela época, mas para poucos.
Durante seu período no curso sobressaiu-se entre seus pares com intensa atividade acadêmica e estudantil, destacando-se como monitor, participando de atividades culturais no diretório acadêmico mas principalmente como um aluno que desde cedo despertou para o conhecimento da parasitologia que foi até o final de vida seu maior campo do conhecimento na área da saúde.
O seu maior incentivador neste período de formação superior foi o mestre Paulo Zábulon de Figueiredo que percebeu seu talento para o conhecimento deste ramo importante da saúde que entre as coisas que causam inclui-se as doenças endêmicas em humanos em regiões da pobreza.

Posteriormente o Prof. Adail percorreu sua trajetória de pós-graduação pelo Instituto de Medicina Tropical da USP que tinha como diretor o excelente professor e grande homem das humanidades e da saúde o Prof. Carlos Lacaz da Silva e dali foi para a FIOCRUZ onde desenvolveu seus estudos com outra referência do ensino da saúde no Brasil Prof. Coura Rodrigues.
Como professor, médico, pesquisador, ele conseguiu destacar-se no cenário piauiense onde tornou-se uma referência , não só pela sua capacidade laborativa, mas pela sua generosidade para que através da educação pudesse-se realmente mudar as condições de vidas das pessoas.
Professor com uma intensa produção científica, com contribuições das mais relevantes nesta IES e que merece da parte de todos este reconhecimento , principalmente dos alunos, dos técnicos,dos pacientes e das pessoas simples e importantes, longe da arrogância e da prepotência e perto do dialogo e do respeito para com as pessoas.

Prof. Dr.Viriato Campelo
Diretor do CCS/UFPI.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página