Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Professores do Departamento de Química da UFPI integram a equipe do projeto de rede nacional INCTBioNat
Início do conteúdo da página

Professores do Departamento de Química da UFPI integram a equipe do projeto de rede nacional INCTBioNat

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC00395.jpg

Professores pesquisadores da UFPI, integrantes do INCTBioNat

Os professores Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior, Dra. Mariana Helena Chaves e Dra. Sâmya D. Lima Sousa, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fazem parte da equipe de pesquisadores que aprovaram recentemente um projeto intitulado “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais – INCTBioNat”.

O INCTBioNat tem o intuito de estudar a biodiversidade de produtos naturais do Brasil do ponto de vista químico-farmacológico, buscando compostos bioativos em potencial e visando o desenvolvimento de produtos. 

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Vanderlan da S. Bolzani do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), contudo, participam pesquisadores de todas as regiões do Brasil, incluindo a UFPI.

DSC00379.jpg

Profa. Dra. Mariana Helena Chaves do  PPGQ, pesquidadora do projeto

A Profa. Dra. Mariana Helena Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), falou da importância do projeto. “Iremos realizar um estudo da biodiversidade de produtos naturais do Piauí, com isso, contribuiremos para o aprimoramento de resultados já existente que possam resultar no desenvolvimento de um produto, como por exemplo, fitoterápico ou um fitomedicamento. Entretanto, esse é um dos objetivos, mas, sobretudo trabalharemos para desenvolver ciência básica, com formação de recursos humanos qualificados e o fortalecimento de grupos emergentes”, declarou.

Ainda de acordo com a professora Mariana Chaves, o projeto sofreu cortes de 30% em relação ao total solicitado. "Embora tenha havido um corte, os recursos aprovados são da ordem de 7 milhões de reais. O aporte de recursos será feito 50% pelas Agências Federais CAPES e CNPq e os outros 50% pela FAPESP", aponta. 

DSC00380.jpg

Profa. Dra. Sâmya D. Lima Sousa, integrante da equipe do INCTBioNat

Para a Profa. Dra. Sâmya D. Lima Sousa, integrante da equipe, o INCTBioNat beneficia a UFPI e o Piauí. ”Nós buscamos sempre novos produtos, principalmente, com plantas da região do nosso cerrado. Desse modo, queremos ampliar os estudos na nossa biodiversidade, e isso é um benefício para UFPI, pois terá uma demanda de pessoas da Universidade para estudar sobre o assunto e quem sabe obter novos produtos que poderão ser aplicados na região”, frisou.

DSC00387.jpg

Prof. Dr. Gerardo Magela Vieira Jr, pesquisador do INCTBioNat

O Prof. Dr. Gerardo Magela Vieira Jr, pesquisador do INCTBioNat, explicou como ingressou na equipe do projeto. “Estamos trabalhando há anos com a biodiversidade brasileira de plantas, por possuir uma temática semelhante,  a nossa parte da pesquisa com anfíbios foi anexada ao projeto. Com isso, a UFPI na equipe do INCTBioNat tem a oportunidade de contribuir com as pesquisas da biodiversidade que envolvem todas as regiões brasileiras”, relatou.

O projeto é de grande relevância para o país, pois contribuirá para desenvolvimento da ciência básica e aplicada nas diversas áreas pertinentes ao estudo dos produtos naturais, fortalecimento de grupos emergentes e formação de recursos humanos.

O INCTBioNat oferecerá bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Os estudantes da graduação poderão participar por meio do Programa de Iniciação Científica.

A primeira reunião dos pesquisadores do INCTBioNat, foi realizada no dia 10 de março no auditório da Biblioteca do Instituto de Química da UNESP, em Araraquara, e teve a participação da professora Mariana H. Helena Chaves, representando o grupo de Química dos Produtos Naturais da UFPI.

CONFIRA AQUI O RESUMO DO PROJETO. 

Fim do conteúdo da página