Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Núcleo de Apoio Estatístico à Pesquisa – NAEP
Início do conteúdo da página

Núcleo de Apoio Estatístico à Pesquisa – NAEP

Imprimir
Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 09h00

O Núcleo de Apoio Estatístico à Pesquisa (NAEP) está vinculado à PROPESQI e sua finalidade é promover a pesquisa por meio de aplicações de métodos estatísticos em projetos de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas pela comunidade acadêmica da UFPI.

Atividades desenvolvidas:

  • Consultorias: atendimento de dúvidas e sugestões de análises, com duração máxima de 2h. Os atendimentos são feitos todas as segundas-feiras das 8h às 12h, para toda a comunidade acadêmica.
  • Acompanhamento Estatístico de Projetos (AEP): consiste na principal atividade desenvolvida pelo núcleo, que compreende as etapas de planejar pesquisa; desenhar amostras; construir instrumentos de coleta de dados; criar banco de dados; analisar e processar dados utilizando softwares estatísticos e elaboração de relatório final. O acompanhamento terá duração máxima de dois semestres acadêmicos.
  •  Minicursos: visa a apresentar aspectos gerais de métodos estatísticos aplicados à análise de dados com programas estatísticos gratuitos, por exemplo, o software R, PSPP etc.
  • Assessoramento estatístico das atividades da PROPESQI: assessorar no cálculo das notas de corte e na distribuição das bolsas PIBIC; realizar censo da produção científica dos docentes ativos da UFPI; criar e alimentar banco de dados de projetos financiados desenvolvidos pelos docentes da UFPI; acompanhar as situações dos núcleos de pesquisas do diretório da UFPI com a finalidade de reduzir os números de grupos nas situações em preenchimento e não atualizados; relação dos docentes da UFPI que são bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq e UFPI e analisar os padrões de suas produções científicas.
  • Reuniões: consiste na apresentação dos resultados das análises para pesquisadores em acompanhamento estatístico, ou quando há agendamento para tirar dúvidas quanto ao planejamento do estudo ou dos resultados.
  • Supervisão de estágio: semestralmente, o NAEP conta com a participação de discentes do curso de estatística, por meio do estágio obrigatório. Na oportunidade, os alunos têm contato com problemas reais de pesquisas desenvolvidas na própria instituição de ensino. Durante o estágio, são desenvolvidas atividades de acompanhamento estatístico de projetos de docentes pesquisadores e discentes de pós-graduação Strictu Sensu da UFPI. 

FOTO TITO20180322172424

Coordenador do NAEP: Me. Tito Lívio da Cunha Lopes

E-mail

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4172467105481754

Contato: (86) 3237-1712

Fim do conteúdo da página