Formas de ingresso na UFPI
O ingresso de alunos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) dar-se majoritariamente após aprovação e classificação em processo seletivo.
SISU
A UFPI, desde 2011, utiliza-se majoritariamente como forma de seleção de candidatos à graduação a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo acontece pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação e as inscrições são realizadas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.
Veja a seguir documentos referentes ao processo seletivo:
Resolução Nº 001/11 do Conselho Universitário - CONSUN
Resolução Nº 189/07 CEPEX
Portaria Normativa MEC N º21 - 05 de novembro de 2012
Decreto Nº 7.824 - 11 de outubro de 2012
Lei Nº 12.711 - de 29 de agosto de 2012
Termo de Adesão - da UFPI ao processo Sisu 2º/2017
PROCESSO SELETIVO PRÓPRIO
A UFPI faz uso de processo seletivo próprio, realizado através da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), como forma de seleção de candidatos à graduação nos cursos de Licenciatura em Letras-Libras e Licenciatura em Educação no Campo (LEDOC).
Os cursos de graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Música possuem uma seleção própria composta pelo Teste de Habilidades Especificas e a nota do Enem.Mais informações na página: http://copese.ufpi.br/copese2/
CEAD
A UFPI também oferece através do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), 15 cursos de graduação, em 41 municípios, sendo 39 no Piauí e 02 na Bahia. O processo seletivo é realizado por meio de edital lançado na página http://cead.ufpi.br/.