Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Especialização em Saúde da Família e Comunidade
Início do conteúdo da página

Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Imprimir
Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 08h22

A Estratégia de Saúde da Família é um salto conceitual genuíno, uma transição paradigmática que vem sendo enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, ao aliar os princípios do Sistema Único de Saúde de integralidade, equidade, universalidade, descentralização, hierarquização, comando único e participação popular; com os princípios da atenção primária: atenção ao
primeiro contato/acessibilidade, integralidade, longitudinalidade, coordenação, abordagem familiar, orientação comunitária, competência cultural. Conciliar tantos princípios e conceitos no cotidiano da gestão de saúde, levada ao território dividido em centenas de milhares de micro-áreas, respeitando e valorizando a autonomia das pessoas nas suas escolhas sobre saúde, em um mundo complexo e em rápida mudança, não é uma tarefa fácil para os trabalhadores que trabalham todos os dias nas equipes de saúde da família.

Este projeto de Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade na modalidade a distância propõe-se a trabalhar em parceria com a UNA-SUS, com vistas a adequar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, de acordo com as necessidades apontadas pelo SUS no Estado do Piauí.
O desenho pedagógico do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI foi desenvolvido, estruturado e organizado por áreas didáticas que se definem como núcleos de saberes e de práticas.
Essa organização se justifica de forma que as disciplinas curriculares se distribuem por áreas, uma vez que os saberes e as práticas serão trabalhados de forma mais integrada, articulada e sistêmica favorecendo dessa forma a aprendizagem dos participantes.

Para organização das áreas didáticas, foram consideradas as relações teóricas e contextuais dos temas constitutivos de cada uma delas. Vale destacar que ainda é preciso um estudo mais cuidadoso para definição da nomenclatura de cada componente das áreas didáticas.
Cada Área Didática está didaticamente organizada para ter 60 horas e ser disponibilizada no ambiente virtual SIGAA ao longo de 02 meses.

 

Coordenação do Curso

Coordenação da UNA-SUS/UFPI

Lis Cardoso Marinho Medeiros

Coordenação Adjunta da UNASUS/UFPI

Salete Maria Cipriano da Rocha Brito

Coordenação Pedagógica do Curso

Zulmira Lúcia Oliveira Monte 

Secretário Acadêmico

Plácido Márcio Andrade Saraiva

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página