Alunos do curso Técnico em Agropecuária de Floriano visitam fazenda de hortaliças hidropônicas

Imprimir
Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 13h06

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.07.jpeg

Aluno do curso Técnico em Agropecuária em visita à Fazenda Paixão Sertaneja 

Durante os dias 18 e 19 deste mês, os alunos do primeiro módulo do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano (CTF) realizaram visita técnica à Fazenda Paixão Sertaneja, localizada no município de Barão do Grajaú, no Maranhão, que trabalha com a produção de alface, coentro e rúculas em sistemas hidropônicos. A visita teve como objetivo associar o conhecimento teórico ao prático. Neste sentido os discentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações usadas para a produção hidropônica de alface e coentro, juntamente com o manejo empregado neste sistema de cultivo, focando na nutrição e desenvolvimento das plantas.

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.50.39.jpeg

O proprietário Senhor Josimar explicando sobre o processo de cultivo

De início, o proprietário Senhor Josimar apresentou as instalações da sua propriedade e todo o manejo com as plantas em cada etapa do desenvolvimento, mostrando aos alunos a viabilidade da produção hidropônica no estado vizinho.

Para os discentes, a ocasião serviu como oportunidade de vivenciar uma produção familiar em escala média de produção, em que uma estrutura simples, com o manejo adequado, pode trazer grandes benefícios quando comparado com as produções tradicionais de canteiro. “Essa visita foi de grande relevância para fortalecer nossos conhecimentos e consolidar o aprendizado. Através disso foi possível entender e aprofundar o que foi visto na teoria. Tal ação é de grande importância para o nosso desenvolvimento como futuros técnicos”, ressalta a discente Hilária Santana. 

O professor João Pedro Alves de Aquino  acompanhou os alunos e explicou que esse tipo de visita técnica pode viabilizar uma mudança de visão de alguns alunos que ainda não tem muita certeza no que querem trabalhar com o curso de técnico em agropecuária. “Muitos, pela pouca idade, e pela pouca vivência, terminam por não se sentirem abraçados pelo curso e uma visita que mostra uma forma de você começar a produzir sem sair de sua casa, em uma área relativamente pequena, pode fazer com que muitos comecem a pensar em mudar a sua realidade e passem a ter mais interesse pelo curso e pela profissão”, afirma. 

A visita técnica teve a presença dos discentes das três turmas de primeiro módulo do curso Técnico em Agropecuária matriculados nas disciplinas de Construções Rurais, Educação Ambiental, Fundamentos da Agricultura e Nutrição e Propagação de Plantas.

Confira mais fotos da visita 

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.09.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.09_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.08.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.50.41.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.06.jpeg