UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Pedro II

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 21h06

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã desta segunda-feira (12) o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Pedro II onde ocorrerão as aulas dos cursos de Letras-português e Pedagogia.

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI))e teve como objetivo: conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

 

O Seminário iniciou com as belíssimas apresentações culturais: “Tarsila e as cores”, que ficou a cargo dos alunos do 1º ano da Escola Municipal José Teixeira Santos e a “Reconstrução do curta-metragem Vida Maria”, encenado pelas alunas da Escola Municipal Manoel Nogueira Lima.

 

 

Compuseram a mesa de abertura a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. Dr. João Benvindo de Moura; a Secretária de Educação de Pedro II, Maria Amélia dos Santos; o Secretário de Governo, Márcio Lobão de Jesus Neves, na ocasião representando a Excelentíssima Prefeita de Pedro II, Elisabete Rodrigues de Oliveira; a Profa. Maria Aurí dos Santos Soares (SEMED - Pedro II); a Profa. Jaqueline de Sousa  Ferreira de Oliveira (SEMED - Pedro II); a Profa. Antônia Ivone de Oliveira (SEMED - Pedro II); o Coordenador local do Parfor/UFPI no Polo de Pedro II, Daniel Castro; a Diretora da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, Profa. Núbia Galvão, e as professoras Gardênia Barroso, Lia Gomes e a Diretora Pedagógica Andreia Araújo, representando o Programa Pro Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

 

 

Em nome do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas: “A UFPI assume o compromisso de oferecer aos professores da educação básica pública uma formação sólida e contextualizada nas áreas de Letras Português e Pedagogia”, disse Glória Ferro, convidando os cursistas a também cuidarem da qualidade da formação que será ofertada e finalizou agradecendo o apoio e a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pedro II, na pessoa da professora Maria Amélia dos Santos.

 

 

A Secretária de Educação de Pedro II, Amélia dos Santos, expressou sua satisfação e alegria em estar dando o pontapé inicial do Parfor/UFPI em Pedro II. “Era algo muito desejado por nossos professores que ainda não tinham essa formação e que com certeza vão abraçar com todas as forças; gostaria de agradecer a professora Glória Ferro que desde o início foi quem nos mobilizou, incentivou e nos apoiou para que tudo desse certo e hoje só desejamos sucesso aos nossos cursistas”.

 

 

Falando em nome da prefeita de Pedro II, o Secretário de Governo, Márcio Lobão de Jesus Neves, parabenizou a todos e agradeceu a oportunidade de receber a Universidade Federal do Piauí através do Parfor em Pedro II e finalizou desejando que os professores cursistas aproveitassem bastante o momento rico em aprendizagem que o Seminário teria a oferecer”.

 

 

Durante a solenidade de abertura do evento, a Secretária de Educação de Pedro II, Amélia dos Santos, homenageou a professora Antônia Ivone de Oliveira, cujo nome passa a designar o Polo do Parfor/UFPI em Pedro II, em virtude dos relevantes serviços prestados na educação. Na ocasião, a professora Ivone agradeceu a homenagem recebida dedicando a honraria à sua família, em especial, a sua mãe (in memoriam), que foi quem sempre a incentivou a estudar. “Parabenizo os cursistas de Pedagogia e Letras - Português que agora terão essa grandiosa oportunidade para agarrar com unhas e dentes”, concluiu Ivone.

 

 

Seguindo a programação do evento, a Profa. Dra. Keylla Rejane Almeida Melo (UFPI/LEDOC) proferiu com maestria a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, tendo como mediador o Prof. Gilson Ricardo de Brito Cardoso, Coordenador da UAB-IFPI Campus Pedro II.

 

 

Na sequência, ocorreu a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelos Coordenadores do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro e Prof. Dr. João Benvindo de Moura. A coordenação da roda ficou a cargo da Profa. Maria Aurí dos Santos Soares (SEMED - Pedro II), que externalizou sua emoção pelo fato Pedro II ter sido contemplado com dois cursos pelos quais ela é completamente apaixonada (Letras – Português e Pedagogia) e desejou muita sorte aos novos professores cursistas.  

 

 

No terceiro momento do Seminário de abertura das atividades acadêmicas, foi realizada a oficina: “Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pelo Prof. Dr. João Benvindo de Moura, contando com a coordenação da Profa. Jaqueline de Sousa Ferreira Oliveira (SEMED - Pedro II). Esse momento visou familiarizar os cursistas com o SIGAA de modo que eles desenvolvam segurança e autonomia na utilização do portal do discente.

 

 

O seminário foi finalizado com lançamento de livros e entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), abrilhantando ainda mais o evento.

 

 

 

 

 

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.