III Feira de Biologia da UFPI recebe mais de 3 mil alunos do ensino público em dois dias de evento

Imprimir
Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 17h25

DSC 0041 copy

Com o intuito de não só mostrar as Ciências Biológicas de forma lúdica e interativa, mas também abrir as portas da Universidade para o público, chegou ao fim hoje (26) a III Feira de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento que iniciou na quinta-feira (25) foi uma realização do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CABio), em parceria com a coordenação do curso de Ciências Biológicas. Durante os dois dias de evento, mais de 3 mil alunos da rede pública de ensino passaram pela Feira.

DSC 0051

De acordo com o Coordenador do evento, Willian Matsumura, essa é a primeira edição após o retorno presencial das atividades e que ações como essa contribuem para incentivar os alunos nas atividades de extensão. 

“Esse evento é uma das ações de extensão do curso e toda a programação e conteúdos expostos foram objeto de discussão dos próprios alunos. Nesse evento, os estudantes são os verdadeiros protagonistas. Essa é uma forma de divulgar atividades que são feitas aqui para um público além da Universidade”, destacou. 

DSC 0030

Gustavo Lopes, estudante de Biologia e integrante do Centro Acadêmico de Biologia, explica que a feira buscou atender não só a comunidade acadêmica, mas a comunidade como um todo. 

“Nossa expectativa é atender toda a comunidade, não só a acadêmica. Escolas de nível fundamental, médio, alunos de graduação e professores. Nós temos várias salas de aula com exposições didáticas para mostrar como a Biologia atua no dia a dia”, ressaltou. 

DSC 0037

A diretora de planejamento do Centro Acadêmico, Mell Moraes, afirma que a feira recebeu mais de 3 mil participantes durante os dois dias de evento, em grande maioria estudantes, o que contribuiu para incentivar o sonho de ingressar na Universidade.

“A gente quer incentivar que essas crianças e adolescentes ingressem não só na Biologia, mas na Universidade como um todo. Muitos deles chegam aqui e relatam que foi a primeira vez que eles pisaram numa universidade. Essa é uma forma de mostrar que é possível que eles sonhem em estar onde a gente está hoje”, disse. 

DSC 0064

Escolas particulares e públicas trouxeram seus alunos para visitar a exposição. A escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada na zona sul da capital, marcou presença no evento. Joseline Fernandes, estudante do ensino fundamental, conheceu algumas das salas e falou sobre sua experiência.

“Foi muito bom, eu gostei da experiência, porque eles falaram sobre ecologia e outras coisas. A experiência mais diferente foi da sala que falava sobre o planeta Terra”, contou.

DSC 0070

A professora da disciplina de Ciências, Susiane Valadares, destacou que trouxe seus alunos do 9º ano do ensino fundamental, para que eles vejam como é a Biologia na prática. “Ver algo na prática é muito mais interessante e torna o aprendizado mais significativo. Alguns dos alunos vão participar da Olimpíada Nacional de Ciências, e a Biologia é uma das disciplinas cobradas. Então, a gente está aqui para acrescentar conhecimento”, disse.

DSC 0068

O também professor da disciplina de Ciências, Vitor Santos, levou seus alunos e declarou que a experiência foi enriquecedora para o aprendizado de todos os estudantes. “Academicamente falando, é uma experiência engrandecedora para os alunos. A questão do ensino e aprendizagem vai melhorar bastante. Eles vão aprender na prática, porque aqui tem uma estrutura incrível para eles vivenciarem”, finalizou.

 

Confira mais fotos: 

DSC 0045 copy copy copy

DSC 0065

DSC 0054

DSC 0059

DSC 0071