UFPI lança livro “Serra da Capivara: A surpresa do século” como parte do esquenta Salipi 2023

Imprimir
Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 14h37

26052023-DSC_0364.jpg

Da esquerda para a direita, a autora, Edna Bugni; e o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Na manhã desta sexta-feira (26) aconteceu a solenidade de lançamento do livro “Serra da Capivara: A surpresa do século” da autora Edna Bugni, realizada na galeria do espaço Rosa dos Ventos. O lançamento faz parte do esquenta do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece entre os dias 11 e 20 de agosto. A solenidade contou com a participação do Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí, Viriato Campelo, além de professores da UFPI e de outras instituições.

26052023-DSC_0355.jpg

Autora do livro “Serra da Capivara: A surpresa do século”, Edna Bugni

A ideia de produzir o livro surgiu após uma viagem da autora à São Raimundo Nonato, em 2012, ocasião em que ela pôde conhecer de perto as belezas, curiosidades e individualidades oferecidas pelo parque. A partir disso, Bugni iniciou uma série de pesquisas, leituras e coletas de materiais que pudessem lhe servir de respaldo para a elaboração do projeto. Desde então, a autora tem realizado diversas viagens à região e percorrido todos os cadernos de campo das 22 missões arqueológicas realizadas ao longo de décadas no parque.

26052023-DSC_0363.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Viriato Campelo parabenizou e destacou o importante trabalho que a autora desenvolveu, trazendo uma representação internacional para o Piauí que se amplia cada vez mais. “Esse livro vai constituir e auxiliar pesquisas realizadas fundamentalmente no campo científico, além de servir para o acervo histórico sobre a temática da Serra da Capivara, permitindo que o nosso povo conheça sua história”, disse.

26052023-DSC_0373.jpg

Capa do livro "Serra da Capivara: A surpresa do Século"

Para a autora, o livro busca mostrar a perspectiva histórica e cronológica dos fatos para o público em geral e surgiu após constatar a pouca disponibilidade de materiais que tratassem da Serra da Capivara para além da escrita acadêmica. “Busquei fazer esse livro para um público mais leigo com muita informação interessante dessa história do estado do Piauí. Eu acho importante ter o lançamento do livro aqui para estar devolvendo para sociedade do Piauí essa história que é o patrimônio cultural do estado. A Universidade Federal do Piauí é uma das grandes apoiadoras do projeto e é herdeira natural do patrimônio cultural e científico da Serra da Capivara”, afirmou.

O trabalho é o primeiro da área a reunir todos os documentos relacionados ao parque e também por articular uma organização cronológica, espacial e social dos acontecimentos históricos do local. É importante destacar que a UFPI, através do seu Núcleo de Antropologia Pré-histórica NAP, foi a primeira instituição parceira das pesquisas na Serra da Capivara, em meados da década de 1970.

Confira mais fotos:

26052023-DSC_0346.jpg

26052023-DSC_0353.jpg

26052023-DSC_0372.jpg