UFPI realiza lançamento do livro "Enquanto o Parque Não Vem" de Cineas Santos

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 14h38

EXPOSICAO-17.jpg

Lançamento do livro de Cineas Santos ocorreu na galeria do Espaço Rosa dos Ventos na UFPI

A manhã desta quinta-feira (25) foi marcada pelo lançamento do livro "Enquanto o Parque não vem" do professor Cineas Santos, realizado na galeria do Espaço Rosa dos Ventos. O evento contou com a participação do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do Presidente da Acadêmica Piauienses de Letras, Zózimo Tavares; Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes; do Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Itamar Guimarães; do representante do Salão do Livro do Piauí e membro da Fundação Quixote, professor Luís Romero; e a Superintendente de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco.

EXPOSICAO-30.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio Guedes destacou a honra de participar do lançamento do livro e lembrou que desde o começo esteve presente no processo de elaboração, já que o próprio Cineas enviava algumas fotos para ele. "É uma obra que dá uma maior visibilidade ao nosso futuro Parque Ambiental e, também, para a UFPI. O Cineas desde sempre divulgou a ideia de ter um espaço de preservação ambiental ligada a nossa Universidade. São pequenas ações como essa, que se transformam em grandes eventos que ficam pra história", afirmou o professor Gildásio Guedes.

EXPOSICAO-7.jpg

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, comandou o lançamento da obra e pontuou que é um dos eventos que antecedem o 21° Salão do Livro do Piauí. "O SALIPI se reinventa a cada ano e uma das formas de reinvenção ,nesta edição, são esses encontros de lançamentos de livros, exposições, bate-papos literários e atividades culturais, de um modo geral, envolvendo a música, a literatura, o cinema, e as artes plásticas”, disse.

A obra é um lançamento com selo da Fundação de Apoio Cultural do Piauí (FUNDAPI), e apresenta imagens de espécies animais e vegetais encontradas na região onde existe o projeto para a criação do Parque Ambiental da UFPI. O evento ocorreu com a exposição das fotos presente no livro e distribuição do livro físico para o público, além de uma sessão de conversa com o professor Cineas Santos.

EXPOSICAO-27.jpg

Autor do livro, professor Cineas Santos

Na sessão, o autor contou que o desenvolvimento do livro se deu após uma recomendação médica de fazer caminhada e que o lugar escolhido por ele, para o cumprimento do que foi prescrito pelo médico, foi a área do setor de esportes da UFPI, onde há planos de um futuro Parque Ambiental. Cineas Santos relatou que: “Logo no primeiro dia, vi umas jandaias verdadeiras, uma árvore morta, e recorri a uma antiga máquina fotográfica para me acompanhar nas caminhadas, uma vez que me passava a sensação de que estava fazendo algo para além da atividade física”, explicou.

Ao decorrer dos dias, o professor Cineas ia descobrindo novas aves, pássaros e animais, e acumulou muitas fotografias. Ao ver que havia documentado muitas fotos pensou em fazer alguma coisa com elas, pois muito daquilo que foi registrado ao longo dos seus 3 anos de caminhada já não existia mais. "Não é um livro que tem a pretensão de ser arte, mas é um livro que tem a obrigação de ser honesto no registro”, descreveu Cineas.

EXPOSICAO-8.jpg

Professora do Curso de Direito da UFPI, Germana Trindade

Germana Trindade, professora do curso de Direito da UFPI, esteve presente na cerimônia de lançamento do livro e disse que, até então, nunca teve esse olhar para as áreas verdes nos arredores da Universidade. “Me surpreendi com a beleza de muitas das flores que nunca tinha reparado que existiam aqui no nosso espaço. É um livro em que o olhar ultrapassa os muros da academia", comentou.

A preocupação com o meio ambiente é uma presença constante também no livro. Ao mesmo tempo em que há a divulgação da fauna e flora da UFPI, também ocorre um chamado para todos, que fazem parte da comunidade acadêmica, passarem a se preocupar um pouco mais com a preservação do espaço que compõe a instituição.

EXPOSICAO-23_copy.jpg

Livro aborda não só a diversidade de fauna e flora da UFPI, mas também chama para a conscientização ambiental

"O Livro é intrinsecamente ligado à Universidade Federal do Piauí, é um passeio feito pelo professor nas dependências da UFPI, e ali o olhar do poeta e o olhar sensível do artista foram captando imagens. E enquanto o parque ambiental não se concretiza, o livro traduz efetivamente essa essência do Campus Ministro Petrônio Portella", finalizou Kássio Gomes.

Confira mais fotos:
EXPOSICAO-28.jpg

EXPOSICAO-12_copy.jpg

EXPOSICAO-20.jpg