Projeto de Extensão TEMPUS Picos reestreia espetáculo teatral “Overdose” no dia 31 de maio

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2023, 08h51

WhatsApp_Image_2023-05-23_at_17.06.11.jpeg

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove no dia 31 de maio, às 9h, a terceira edição do evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970” / Reestreia do espetáculo teatral “Overdose”. O evento ocorre no Auditório Severo Eulálio com entrada franca.

O evento é promovido pelo projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), em parceria com o programa de Residência Pedagógica e a Escola CETI - Marcos Parente. 

Os coordenadores do evento, Prof. Raimundo Nonato Lima dos Santos, Profa. Carla Silvino de Oliveira e a Profa. Mara Gonçalves de Carvalho, informam que o foco central dessa atividade visa compreender a importância do ensino crítico de História para a formação do cidadão brasileiro, consciente de seus direitos e deveres. 

Nesse sentido, há a necessidade de se discutir a importância de um ensino crítico. E, uma das formas mais didáticas de se trabalhar essas questões com o público da Educação Básica é por meio das artes. Assim, a ludicidade do teatro, por meio do Grupo teatral TEMPUS, ajudará na consecução dos objetivos desse evento. 

O projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), da UFPI/CSHNB, tem como um dos seus principais objetivos a divulgação de um conhecimento histórico crítico, por meio da reinterpretação artística da História e Historiografia Brasileira. 

Portanto, de acordo com os coordenadores do evento, o espetáculo “Overdose”, que vai ser apresentado no referido evento, possibilita ao público estudantil presente perceber as relações entre teatro, educação e história. Isto porque essa peça teatral discute as tensões sociais que envolveram alguns jovens brasileiros dos anos 1970. O público e o privado são representados numa estética cênica que expressa múltiplas emoções. O sonho, marcando o limite tênue entre ficção e realidade, acompanha as trajetórias de vida das irmãs Maria Clarisse e Geni. Essas histórias individuais se cruzam, com seus altos e baixos, com suas dores e alegrias, com seus momentos de paz e de guerra, com overdoses de repressão.