UFPI participa da celebração dos 10 anos da Pós-graduação em Medicina Tropical no Piauí

Imprimir
Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 12h51

FIOCRUZ_2023-8.jpg

O Vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, participou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Fiocruz Piauí, em Teresina, do evento que celebra os 10 anos de parceria entre o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o escritório regional da Fiocruz no Piauí, que forma mestres e doutores em medicina tropical no Nordeste.

O evento contou uma mesa de abertura para relembrar a criação e trajetória dos cursos com a participação da coordenadora-geral de educação da Fundação Oswaldo Cruz, Cristina Guillan; do secretário municipal de educação, Nouga Cardoso; do vice-diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Paulo D’Andrea; da coordenadora de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz, Vanessa de Paula; da coordenadora-geral da Fiocruz Piauí, Jacenir Mallet; da coordenadora-adjunta da Fiocruz Piauí, Elaine Nascimento; do vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, Jesus Abreu; do diretor do  laboratório central Fabricio Amaral e de autoridades do Laboratório Central de Saúde Pública.

O vice-reitor destacou a parceria da UFPI com a fundação e disse que a pós-graduação cumpre um papel de complementar para formação de mais de 40 profissionais nessa área da medicina. “A Universidade Federal do Piauí tem uma gratidão enorme com a fundação Oswaldo Cruz. Temos uma parceria consolidada entre a UFPI e a Fiocruz que proporcionou todo esse desenvolvimento na saúde nesse estado. Então reafirmamos  nosso compromisso com essa instituição que já formou muitos profissionais nesses dez anos”, disse.

WhatsApp Image 2023 03 30 at 16.23.13

Vice-reitor Viriato Campelo na mesa de abertura

A coordenadora geral de educação da Fundação Oswaldo Cruz, Cristina Guillan, pontuou que o objetivo do evento é celebrar os anos de atuação da pós-graduação e fortalecer o papel estratégico da Fiocruz e celebrar os dez anos de programa de medicina tropical no Piauí. “A Fiocruz Piauí está caminhando para os seus quinze anos de presença no estado do Piauí para cumprir a missão de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos e desenvolvimento de saúde principalmente para o SUS. Nossa caminhada sucede o início das nossas atividades que hoje comemora seus dez anos de atuação contínua repleta de egressos, honra e muita felicidade”, disse.

FIOCRUZ_2023-4.jpgCoordenadora-geral da Fundação Oswaldo Cruz Piauí, Jacenir Mallet

Desde a sua definição em 2013, a oferta dos cursos de pós-graduação em Medicina Tropical no estado conta com apoio de instituições locais, como as Universidades Federal e Estadual do Piauí, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, a Secretaria de Estado de Saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapepi) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).