CEAD/UFPI realiza Ciclo de Palestras em Comunicação nos polos de Teresina e Floriano

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Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 11h10

Ciclo 1

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou, no dia 24 de março, o Ciclo de Palestras em Comunicação, Cultura e Educação no Auditório do CCE do Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina (PI). A atividade também aconteceu no dia 25 de março, no miniauditório do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Floriano (PI), com o prof. Dr. Carlos Alberto Messeder. Os encontros objetivaram abrir espaço para o diálogo entre educadores e discentes da comunicação e áreas afins sobre o campo da pesquisa qualitativa e sua aplicabilidade. 

Segundo a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, as ações nas duas cidades reforçam o objetivo das instituições de ensino superior públicas, o da interação entre docentes e discentes para a promoção de pesquisas e análises que produzam efeitos na sociedade. "A palestra foi pensada para aproximar docentes, discentes e palestrantes de renome nas temáticas, envolvendo Comunicação, Cultura e Educação. O prof. Carlos Alberto brilhantemente nos aproximou ainda mais da importância da pesquisa qualitativa”, destaca Lívia.

Ciclo 2

O professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, Gustavo Said, ressalta que o ciclo de palestras promovido pelo CEAD/UFPI iniciou no ano passado e contou com a presença do prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado, da Unisinos. "Nesta edição, contamos com a colaboração do prof. Dr. Carlos Alberto Messeder Pereira, professor aposentado da UFRJ, antropólogo de formação e que por muito tempo foi professor do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UFRJ. Ele pontuou sobre a pesquisa qualitativa e o estudo da cultura na área de comunicação”, disse Gustavo.

Para o palestrante do Ciclo, Carlos Alberto Messeder, o assunto abordado nas palestras é de extrema importância e sugere, inclusive, que seja feito com frequência.  “Em Teresina, discutimos sobre a pesquisa qualitativa, a importância dela para vários tipos de trabalho no campo da comunicação e da educação, além da diferença entre esse tipo de pesquisa e a pesquisa quantitativa. Para a cidade de Floriano, tratamos sobre os hábitos e a importância deles para entender a cultura do ambiente, do local e dos diferentes públicos que se está trabalhando. E isso no campo da educação, como no caso de empresas que precisam entender um pouco do mercado e sobre a dinâmica dos consumidores”, finaliza Messeder.

Ciclo 3