Alunos de agronomia do Campus de Teresina participam de palestra na Embrapa

Imprimir
Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 13h53

 WhatsApp_Image_2023-03-22_at_10.35.05_2.jpeg

Alunos de Engenharia em palestra na Embrapa

Aconteceu na tarde desta terça-feira (21) uma visita técnica de alunos do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Teresina. A visita técnica foi realizada visando complementar conhecimentos  abordados em sala de aula da disciplina Meteorologia e Climatologia Agrícola, ministrada pela Professora Poliana Mota, também coordenadora do curso . A ideia foi proporcionar aos alunos a vivência do conteúdo em campo, considerando a importância da atividade extraclasse.

A palestra foi realizada pelo pesquisador Edson Alves Bastos da Embrapa Meio-Norte que falou das estações meteorológicas/agrometeorológicas e dos lisímetros, estruturas inseridas no solo destinadas a medir eventos de precipitação, evaporação e drenagem. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos e o funcionamento da estação meteorológica do INMET, sediada na Embrapa Meio-Norte.

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_11.12.51_1.jpeg

Alunos conhecendo equipamentos da estação meteorológica do INMET

Anisio Ferreira Lima Neto, chefe-geral da Embrapa- Meio Norte ressalta que a parceria e aproximação entre a UFPI e Embrapa fortalece as agendas institucionais e as agendas entre os atores da pesquisa. "A interação entre a UFPI e a Embrapa é sempre importante porque são duas instituições que fomentam pesquisa e promovem o desenvolvimento através do conhecimento. Então nós entendemos que essa parceria é um momento para fortalecermos as instituições e os desafios apresentados”, disse.

Francisco Leonardo Sousa, aluno do curso de Engenharia Agronômica, destacou a importância da visita para um melhor aprendizado. “É sempre bom estar reunido com uma turma e amigos em busca de conhecimentos, e o legal é que a UFPI nos proporciona isso. A visita a Embrapa serviu de complemento para o que vimos em sala de aula, obtendo assim um melhor aprendizado que vai contribuir para o nosso futuro como profissional na área da Engenharia Agronômica”, declara.

Guilherme Damasceno também aluno do curso falou sobre a experiência da visita. “Foi de uma grande importância podermos estar vendo de perto tudo que aprendemos e sobre como é o funcionamento de alguns equipamentos. Agradecemos a bela equipe que nos recepcionou da melhor forma”, destaca.