Encerrada a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí

Imprimir
Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 10h35

WhatsApp_Image_2023-03-16_at_09.35.23.jpeg

Reitor Gildásio Guedes participa da solenidade de encerramento em Campo Maior

Na tarde da quarta-feira (15/03) ocorreu no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no município de Campo Maior, a solenidade de encerramento da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí. Durante a ocasião, realizou-se a sessão especial “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: Qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos?". O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença na cerimônia.

Participaram também da solenidade de encerramento: o Presidente da SBPC, Renato Janine; a Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto; o diretor geral do IFPI Campus Campo Maior, Danilo Alves do Nascimento.

Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, a edição deste ano buscou valorizar a produção científica no Brasil, além de debater temas como: arqueologia, energias renováveis, meio ambiente, eixos de economia sustentáveis, superação da pobreza. O evento também foi uma oportunidade de relembrar a importância da Batalha do Jenipapo para a Independência do Brasil.

WhatsApp_Image_2023-03-16_at_09.35.23_1.jpeg

Reitor Gildásio Guedes rememora a participação do Piauí nas lutas pela Independência do Brasil

Para o Reitor Gildásio, é essencial o espaço que o evento traz para rememorar a participação do Piauí nas lutas pela Independência. “A data, que não figura como deveria nos livros de História, deve ser sempre lembrada e valorizada, sobretudo pelos piauienses, inclusive os de coração, como eu. A Batalha do Jenipapo se revelou fundamental para a emancipação do Brasil, ato, até hoje, associado à coragem, bravura e sentimento de pertencimento a este chão”, destacou. 

Instituição parceira do evento, a UFPI também recebeu parte da programação e sediou uma sessão especial que debateu a violência de gênero com o título “Violência contra as mulheres: como proteger as Janaínas?”. Também fizeram parte das atividades do Campus Teresina, as mesas-redondas: “Avanço do agronegócio e da mineração e suas consequências no estado do Piauí”, “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí”, “Território ancestral: desafios nacionais da arqueologia e da paleontologia”, “Qual inclusão social queremos? Que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQIA+, entre outros?” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.

WhatsApp_Image_2023-03-16_at_09.37.52.jpeg

Palestras e mesas-redondas marcaram os dias da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí