Homenagens marcam encerramento das Jornadas Científicas da Residência Médica e Multiprofissional do HU

Imprimir
Última atualização em Domingo, 12 de Fevereiro de 2023, 22h31

10022023 AAA 0139

Sala de conferência do Hospital Universitário da UFPI

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), o encerramento da XIV Jornada Científica da Residência Médica e da III Jornada Científica da Residência Multiprofissional da UFPI. O evento contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e do Superintendente do HU Paulo Márcio Nunes.

10022023 AAA 0082

Integrantes da mesa de honra, acadêmicos da área da saúde, professores, funcionários do HU e convidados

Durante as Jornadas, iniciadas na última segunda-feira (6), foram apresentados cerca de 90 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em 23 Residências Médicas e dois programas multidisciplinares. Essa etapa é obrigatória na formação dos residentes, além do cumprimento integral da carga horária prevista. Durante o período de atuação, os residentes possuem curso de metodologia científica, qualificação com as bancas e desenvolvimento de um pré-projeto, antes da defesa final.

10022023 AAA 0125

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes destacou sua alegria em fazer parte desse momento, garantindo que os residentes serão sempre considerados parte efetiva da Instituição. “Essa é a Universidade que queremos: professores dedicados, alunos comprometidos e bons serviços prestados à sociedade”, pontuou. 

10022023 AAA 0108

Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio Nunes

Para o Superintendente do HU, Paulo Márcio Nunes, o Programa de Residência é um passaporte para o exercício profissional. Na oportunidade, ele ressaltou que o HU foi o único hospital público e privado do Piauí a não sofrer com situações de desabastecimento nos últimos dois anos, dando continuidade aos serviços de atendimento, internação e cirurgia. “A razão do trabalho realizado aqui é cada um de vocês. É muito gratificante poder fortalecer o ensino e a pesquisa dentro de um espaço de assistência”, afirmou.

10022023 AAA 0252

Certificado de premiação de melhores trabalhos

Na ocasião, além da entrega dos certificados de conclusão da Residência, também ocorreu a premiação dos melhores trabalhos. Confira a relação dos Premiados:

Residência Médica:

1° Lugar: Samuel Pinheiro da Silva

2° Lugar: Renata Brito Aguiar de Araújo

3° Lugar: Igor Leonardo Vieira Caetano

Menção Honrosa: Marxwell Arruda da Rocha Lima

Menção honrosa: Raíssa Lua Rodrigues Araújo de Carvalho

Residência Multiprofissional e Uniprofissional

1° Lugar: Joiciane de Brito Freitas Abreu

2° Lugar: Ramila Oliveira Ferreira

3° Lugar:  Maylla Salete Rocha Santos Chaves

Menção Honrosa: João Marques Ferreira Neto

10022023 AAA 0271

Homenagem póstuma ao residente Francisco Leonardo de Oliveira Leal (in memoriam)

Ao final da cerimônia, o residente do Programa de Cardiologia Francisco Leonardo de Oliveira Leal (in memoriam) recebeu homenagem póstuma, pelos serviços prestados ao HU. Francisco era um dos concludentes desse período, mas faleceu no final do ano passado, após problemas de saúde. 

Além do Reitor Gildásio Guedes e do Superintendente do HU Paulo Márcio, a Mesa de Honra foi composta pela Coordenadora da Residência Multiprofissional da UFPI, Maria Rosália Ribeiro Brandim; o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Carlos Eduardo Batista De Lima; a Chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação, Lia Cruz Vaz da Costa Damásio; o Coordenador e o vice-coordenador da Residência Médica, Luís Gustavo Cavalcante Reinaldo e José Maria Correia Lima e Silva; a Coordenadora da Residência Multiprofissional do HU, Laís de Meneses Carvalho Arilo; e o Coordenador em exercício da Residência Multiprofissional, Antônio Machado. Também esteve presente na solenidade a Gerente Administrativa do HU, Eleonora Parente Sampaio, bem como familiares e amigos dos concludentes.