UFPI e Prefeitura de Nazária discutem criação de Museu de Paleontologia no município

Imprimir
Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 17h17

museunazaria-15.jpg

A partir da esquerda, vice-reitor Viriato Campelo, prefeito Oswaldo Bonfim, Reitor Gildásio e prof. Juan Cisneros

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, recebeu na manhã desta quinta-feira (9/02), no Salão Nobre da Reitoria, o prefeito da cidade de Nazária, Osvaldo Bonfim, para dialogar sobre a participação da UFPI na implantação de um museu de paleontologia na cidade, localizada a 30 km de Teresina. Também participaram da reunião o vice-reitor Viriato Campelo e o professor do Curso de Arqueologia do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Juan Carlos Cisneros.

A ideia é que o Museu de Paleontologia em Nazária possa funcionar como um polo de extensão da UFPI. A Prefeitura doaria o terreno, e a Universidade ofereceria apoio com suas equipes técnicas. A UFPI, juntamente com a Prefeitura, irão buscar apoio de deputados para obter emendas parlamentares necessárias para construir o museu. 

Nazária é uma das cidades do Piauí que se destacam por abrigar importantes vestígios paleontológicos, alguns até  desconhecidos na região Nordeste. No local, pesquisadores da Universidade já descobriram diversos fósseis de vertebrados do Período Permiano, de 300 a 250 milhões de anos atrás, como peixes, anfíbios e répteis, que viveram em um lago que não existe mais. Os vestígios possuem a mesma idade da Floresta Fóssil do Rio Poty.

museunazaria-8.jpg

Reitor Gildásio e Prof. Juan Cisneros

O reitor Gildásio Guedes destacou os benefícios da parceria da UFPI com o município para construção do museu. “A ideia é ótima. O projeto visa manter a historia por gerações e a Universidade pode ganhar, pode oferecer e isso deve favorecer varias áreas, principalmente às pesquisas, à comunicação e à historia", disse Guedes.

museunazaria-11.jpg

Prefeito Osvaldo Bonfim

O Prefeito Osvaldo Bonfim afirmou que a proposta tem também outro grande potencial, agregar ao turismo da região. “Ajuda toda comunidade local já que pode virar uma atração histórica e cultural na cidade e também a Universidade que contará com mais um campo de pesquisa no estado”, declarou ele.

O vice-reitor Viriato Campelo falou também sobre a importância mundial das pesquisas que a Universidade realiza através do Professor Juan Carlos, que, inclusive, já desenvolveu trabalhos na Região de Nazária e pode ampliar a relevância do museu por meio da interlocução que mantém com pesquisadores de outras instituições.

“Passamos a desenvolver vários projetos na área da paleontologia, que tiveram grande destaque, então, temos que buscar ampliar as condições e institucionalizar espaços para que essas pesquisas ganhem ainda mais relevância e cheguem cada vez mais ao conhecimento da sociedade" afirmou o vice-reitor.

museunazaria-4.jpg

Prof. Juan Carlos Cisneros

O Prof. Juan Carlos Cisneros explicou que o Museu de Paleontologia em Nazária funcionaria com um polo de extensão da UFPI para desenvolvimento de ações e pesquisas ligadas à área, com possibilidade de lançar um novo olhar sobre o município. "Como o município é pequeno, esse museu se tornaria um referencial para a região. E tendo um museu no local, aumenta a chance de ter mais descobertas paleontológicas, pois as pessoas locais terão mais informação, e pessoas que, por sorte, encontrarem um fóssil poderão informar o museu", explica o professor Cisneros.