Acadêmicos de Medicina discutem políticas de enfrentamento à violência de gênero no HU-UFPI

Imprimir
Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 17h03

Nesta sexta-feira (3), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, participou de encontro com acadêmicos de Medicina da Instituição e o superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI), Paulo Márcio Sousa Nunes, para discutir as políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A discussão aconteceu na sala de teleconferência do HU também com a presença de professores das disciplinas de Psiquiatria, Ginecologia e Medicina Legal da Universidade.

AAA 0486

Acadêmicos de Medicina da UFPI na sala de teleconferência do HU-UFPI

A palestra inicial foi proferida pelo delegado João Marcelo Brasileiro, coordenador do Núcleo de Estatística de Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), de tema “Estatísticas‎ da‎ violência‎ de‎ gênero‎ no‎ Estado‎ do‎ Piauí:‎ retrato‎ atual”.

AAA 0498 copy

Mesa de abertura do evento

Na sequência, o professor‎ Leonardo‎ Luz‎, do departamento de Medicina Especializada, abordou a “Violência‎ de‎ gênero:‎ aspectos‎ psíquicos‎ de‎ uma‎ mazela‎ social‎”, seguido pela‎ ‎ professora Lia‎ Cruz‎ Damásio‎, do departamento Materno Infantil, que ministrou o “‎Atendimento‎ ginecológico‎ às‎ vítimas‎ de‎ violência:‎ aspectos‎ médicos‎ e‎ legais”. As atividades encerraram após a fala da professora Lianna Mendes, do departamento de Medicina Especializada, com a temática “O‎ que‎ todo‎ profissional‎ de‎ saúde‎ precisa‎ saber‎ para‎ auxiliar‎ e‎ não‎ atrapalhar‎ uma‎ perícia‎ médico-legal‎ em‎ vítima‎ de‎ violência‎ sexual”.