LEDOC promove IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

Imprimir
Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 15h57

Abertura_com_músico_e_professor_Vagner_Ribeiro.jpg

Abertura do IV Seminário Integrador da LEDOC com performance do músico e professor Vagner Ribeiro

No período de 18 a 20 de janeiro, no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT), foi realizado o IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo, que teve como tema: Educação do Campo: Luta Coletiva, Agroecologia e Formação Humana. O evento surgiu da necessidade de dar continuidade aos debates e discussões em torno da Educação do Campo no referido curso de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


ledoc2.jpg

Abertura do evento com a presença das professoras Clarice Zientarski, da Diretora do CCE, prof. Eliana Alencar, e docentes da Ledoc

Segundo a Coordenadora do evento, professora Sandra Cardoso, a Educação do Campo tem como raízes de sua constituição a luta histórica dos movimentos sociais pela terra, processo que engendra a luta por direitos sociais, dentre os quais a educação. Nesse processo, a agricultura camponesa vem se articulando aos conhecimentos da agroecologia e fortalecendo um modo alternativo de produzir condições para existência humana no campo.

Além disso, o evento também teve como intuito divulgar as experiências de pesquisa e intervenção desenvolvidas pelos licenciandos do curso durante o Tempo-Comunidade, numa articulação direta com os estudos realizados durante o Tempo-Universidade, sob orientação dos docentes do Curso.

Finalização_da_mesa_redonda_sobre_Agroecologia_e_Agricultura_familiar_-_prof._Sandra_Cardoso_-LEDOC_prof._Daniel_Louçana_-CCA_prof._Cristiane-_CTT_Kalil_Luz_-_SEMAM_e_Cícero_Costa_-_Agroflorestor.jpeg

Finalização da mesa redonda sobre Agroecologia e Agricultura familiar - prof. Sandra Cardoso -LEDOC , prof. Daniel Louçana -CCA, prof. Cristiane- CTT, Kalil Luz - SEMAM e Cícero Costa - Agroflorestor

Dessa forma, o seminário foi estruturado em sete momentos: duas palestras; duas mesas-redondas; apresentação de pôsteres, socializando as pesquisas realizadas por discentes da Ledoc; oficinas; apresentação de poesias abordando temas propostos pelo evento; exposição de fotografias que retratam as vivências e realidades do campo; e momentos culturais com a presença do músico e professor Vagner Ribeiro, ator e humorista Amauri Jucá, Flemeds e banda Five Hard, formada por estudantes de música da UFPI. 

Vale mencionar que o encontro contou com a presença de palestrantes internos, como o professor Daniel Louçana da Costa Araújo (CCA), o professor Elmo de Souza Lima (CCE), os estudantes de pós-graduação Maria Raquel Lima (PPGEd) e Raimundo Nonato de Sousa Silva (Prodema), além da professora Clarice Zientarski, da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pela palestra de abertura. 

O evento também contou com a colaboração do corpo docente e técnico da Ledoc, os discentes do curso ainda atuaram como monitores, ajudando na elaboração e execução das atividades, que teve apoio da FUNACI, ADUFPI, FETAG, PRIL e representantes políticos, como o deputado Lima e vereador Dudu.

Encerramento_do_evento.jpeg

Para a coordenadora Sandra Cardoso, o seminário foi de grande importância para o curso e teve seus objetivos alcançados. Durante todo o evento teve a exposição denominada “Os Viveres e os Re-Viveres das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu”.