UFPI lamenta falecimento do professor aposentado José Reis Pereira

Imprimir
Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h30

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) manifesta enorme pesar pelo falecimento nesta quarta-feira (25/01) do professor aposentado José Reis Pereira, que atuou como docente do Curso de Letras. 

José Reis foi presidente da ADUFPI no início dos anos 1980, exerceu também cargos como Deputado Estadual, Secretário Municipal de Educação e Presidente da Fundação Monsenhor Chaves. O docente se destacou com importantes pesquisas e publicações no campo da sintaxe estrutural, além das relações construídas durante o período de trabalho na Universidade.

A docente do Curso de Letras Vernáculas da UFPI, Maria Auxiliadora Ferreira Lima, conta que o Prof. José Reis não foi apenas um colega de trabalho, mas sim um amigo que acolheu tanto do ponto de vista do companheirismo quanto do acadêmico. “Sempre muito preocupado com o crescimento acadêmico do Departamento de Letras. Lembro-me de quando ingressei na UFPI, em 1985, ele me convidou para coordenarmos um Curso de Especialização em Linguística. E, em exercício ou fora do exercício de suas atividades, sempre procurou contribuir, de forma direta e ou indireta, com o processo de formação dos alunos de Letras. Foi um exemplo de líder que sabia lutar por suas ideias em benefício do bom andamento da UFPI, sem desrespeitar a pluralidade de posicionamentos”, declarou.

A Professora Catarina de Sena, também lotada no Curso de Letras Vernáculas, fala que seu primeiro contato com o Professor José Reis ocorreu durante sua graduação na UFPI, a primeira turma do Curso de Letras em 1975. Posteriormente, os dois se tornaram colegas de departamento. Ela ainda frisa que ele foi o precursor nos estudos em linguística e sua consolidação no estado do Piauí. “Foi realmente uma  experiência  muito proveitosa,  tendo em vista que como tinha sido meu professor e de outros colegas também contratados para o mesmo Departamento, tínhamos um Mestre que além de nos pôr a par dos estudos mais modernos da disciplina, o que já nos incentiva os seus estudos, nos estimulava também a pesquisar e a  discutir os conceitos da disciplina o que nos ajudava aos poucos a assumir novas posturas diante dos estudos linguísticos na UFPI”, pontuou.

O velório está ocorrendo na Pax União - Espaço Estrela na Av. Miguel Rosa, 3405. O Sepultamento será realizado nesta quinta,  26/01, a partir das 8 horas, no cemitério Jardim da Ressurreição, Bairro Gurupi.

A alta gestão da UFPI e toda a comunidade ufpiana expressam sinceros sentimentos a familiares e amigos do Prof. José Reis.