UFPI e Fundação Quixote reafirmam parceria para o SALIPI 2023; Evento será em agosto

Imprimir
Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 13h42

IMG 3434j

 UFPI e Fundação Quixote firmam mais uma parceria para realizar a nova edição do Salipi

O Salipi 2023 já começa a tomar forma. Na manhã desta sexta (13), ocorreu a primeira reunião entre a UFPI e a Fundação Quixote sobre a realização da 21° edição do Salão do Livro do Piauí. A parceria entre as instituições está mantida, e o Salipi 2023 será, mais uma vez, realizado no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade. Uma das novidade é a mudança de data. O evento deixa de ocorrer no mês de junho e passará a ser realizado em agosto, mês de aniversário de Teresina. Esta edição ocorre de 11 a 20/08.

IMG 3446

Vice-reitor Viriato Campelo

Além das pautas literárias, como de costume, o Salipi irá trazer exposições artísticas, exibição de produções audiovisuais, shows musicais, entre outras manifestações culturais. A partir de março, está previsto para começarem essas exposições como preparação para o evento. Estão previstas também a volta das Lives do “Esquenta SALIPI”, iniciativa realizada pela UFPI ano passado, que foi bem recebida pelo público. 

O Vice-Reitor da UFPI, no exercício da Reitoria, Viriato Campelo; e o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, participaram da reunião que selou a renovação da parceria que irá promover na Universidade o maior evento literário e multicultural do Piauí. A UFPI é o espaço que mais abrigou edições do Salipi desde seu surgimento em 2003. Esta é a nona edição do evento realizado na Universidade.

Por ser Patrimônio Cultural de Teresina, o SALIPI 2023 celebrará o aniversário da capital. Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, é uma satisfação fortalecer a parceria com a Fundação Quixote na realização do evento. “Este é o papel da Universidade, produzir conhecimento e aproximar as pessoas”, afirmou. A data escolhida para o evento também foi pensada para coindicir com o período de aulas na Universidade, para maior aproveitamento das atrações pela comunidade acadêmica.

IMG 3441

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Segundo Kássio Gomes, Presidente da Fundação, o SALIPI presenteia a sociedade piauiense com aquilo que ela tem de mais significativo: sua busca por conhecimento. “Esse grande evento tem impulsionado não somente a literatura, mas outras artes, sendo um evento multicultural”, pontuou. 

Na reunião, também foi celebrado o êxito da 20° edição, realizada em 2022, a qual marcou a retomada 100% presencial do evento, com retransmissão das principais atividades pelo canal UFPI TV no YouTube. Além disso, foi a maior programação em número de autores nacionais e internacionais, sendo sucesso também na venda de livros. 

Também participaram da reunião os professores Luís Romero e Cineas Santos, coordenadores da Fundação Quixote; a diretora-financeira da Fundação, Edilva Barbosa, entre outros assessores da entidade.

IMG 3428jj

Reunião de alinhamento do Salipi 2023 no salão nobre da reitoria da UFPI

 

SALIPI 2023

A homenageada do 21° Salipi será Esperança Garcia, que foi uma mulher negra escravizada, em fazenda na região de Oeiras, que denunciou em carta aos governantes da época, no Sec XVIII, as agressões vividas por seus semelhantes. A carta histórica é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil como um dos primeiros documentos do direito do qual se tem conhecimento, consagrando Esperança Garcia como a primeira advogada do país. 

O SALIPI 2023 ocorrerá pela primeira vez em agosto, entre os dias 11 a 20, celebrando o aniversário de Teresina.