II Colóquio do NEFI debate “A Filosofia e a Nova BNCC”; evento ocorre nos dias 26 e 27 de janeiro

Imprimir
Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 15h47

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Núcleo de Estudo em Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (NEFI/UFPI) e o Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPI) realizam o II Colóquio do NEFI, com o tema “A Filosofia e a Nova BNCC: primeiro ano de experiência”. O evento será exclusivamente on-line transmitido pelo canal de youtube do NEFI/UFPI.

As inscrições seguem abertas até o dia 26 de janeiro. Os interessados devem acessar o menu “extensão” do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Quanto às inscrições para a apresentação de trabalhos, o prazo é até 20 de janeiro. Saiba mais sobre as orientações de submissão aqui.

O evento visa reunir e articular pesquisadores, professores de Filosofia na Educação Básica, professores do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação em torno da temática sobre o Ensino de Filosofia e a nova BNCC. 

“Nossa proposta é um debate amplo e franco sobre o ensino de filosofia e a nova BNCC, sobretudo no primeiro ano de experiência, para refletir sobre a Filosofia e os impactos desta unidade curricular no contexto de implantação da Reforma do Ensino Médio”, disse a professora Edna Magalhães, coordenadora do evento. 

Dessa maneira, o evento pretende realizar um balanço crítico da implantação da BNCC e os desafios do Ensino de Filosofia; socializar experiências sobre o Ensino de Filosofia na educação básica em virtude das novas orientações curriculares; discutir o lugar da Filosofia no desenvolvimento de habilidades e competências que são requeridas ao ensino de filosofia; apresentar resultados de pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação sobre o Ensino de Filosofia.

A programação é composta por conferências, mesas-redondas, comunicações e contará com a participação de importantes pesquisadores da área, como os professores Lídia Maria Rodrigo (Unicamp) e Christian Lindbergh (UFS), além de pesquisadores da UFPI e professores do Ensino Médio.

Confira a programação.