Alunos de Arqueologia da UFPI integram projeto que mapeia sítios em Alagoas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 12h06

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.33.38.jpeg

Estudantes participam de pesquisa arqueológica em Alagoas (AL)

Com oportunidades de expandir conhecimento e gerar experiência acadêmica e profissional, três alunos do Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí foram selecionados para integrar a equipe de bolsistas de Iniciação Científica em pesquisa arqueológica, promovida no estado de Alagoas. Além da UFPI, o projeto também é coordenado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com suporte administrativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Nesse sentido, o intuito do projeto é mapear e sistematizar informações relativas ao patrimônio arqueológico do estado de Alagoas e, futuramente, de outros estados. 

Durante o trabalho, os discentes vão desenvolver pesquisas nos campos de Arqueologia, História, Ciências Sociais, Geografia e outras áreas que auxiliem na geração de cartas arqueológicas atualizadas de Alagoas. As informações captadas serão sistematizadas em dados de bancos e contribuirão para pesquisas arqueológicas, bem como para a gestão do patrimônio realizada pelo IPHAN em sítios em situação de risco, efeitos cumulativos de impactos, entre outros.

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_12.15.11_PM_1.jpeg

Grégoire van Havre, professor do Curso de Arqueologia e coordenador do projeto na UFPI

Coordenador do projeto na UFPI, o professor do Curso de Graduação em Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Grégoire van Havre, destaca a importância da interação regional entre as instituições para os discentes."O projeto oferece aos alunos uma experiência em escala regional, com discentes e pesquisadores de outros estados. Isso permite que eles se familiarizem com a alta tecnologia na pesquisa arqueológica, um campo ainda pouco explorado. Além disso, o projeto oferece uma bolsa de iniciação científica, o que valoriza a pesquisa e garante condições melhores para os seus estudos na UFPI", pontuou. 

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.24.38.jpeg

Giovanna Silveira estudante do 8º período de Arqueologia

Para Giovanna Silveira, uma das alunas selecionadas, a oportunidade traz novas possibilidades e perspectivas que ainda não foram abordadas na arqueologia. "O projeto visa a aplicação de ferramentas espaciais digitais para o entendimento estatístico de ocorrências arqueológicas em locais e contextos que ainda não foram pesquisados. Então essa é uma ótima oportunidade de aprendizado e entender como essas ferramentas funcionam e como aplicá-las na realidade", enfatizou a estudante.

As atividades do projeto vão ser realizadas na sede do Iphan e no IGDEMA/UFAL, em Maceió, a partir do acervo de pesquisas da instituição. Em primeiro momento, os discentes da UFPI trabalharão de forma remota. "Durante os dois anos de duração do projeto, temos a expectativa de realizarmos atividades em campo e laboratório. Estamos definindo a logística", frisou o professor Grégoire van Havre.

Os interessados em trabalhar voluntariamente no projeto podem enviar o currículo para o e-mail: 

WhatsApp_Image_2023-01-11_at_13.33.40.jpeg